As datas comemorativas e feriados nacionais podem elevar as vendas de uma empresa ou negócio. Mas para que a estratégia seja vencedora, é preciso pensar na frente e agir com antecedência. Por isso, é importante fazer um bom planejamento de vendas e ficar atento com o calendário para organizar suas ações.

Somente no mês de abril, teremos dois feriados nacionais, sendo um deles, importantíssimo para o comércio, a Páscoa. Já em maio, começaremos o mês com feriado em uma segunda-feira.

Veja na tabela abaixo os feriados nacionais previstos para 2017, a partir de abril, e comece a se preparar agora mesmo. Ah! Não esqueça, você também deverá incluir no seu planejamento feriados estaduais e municipais.

Data Feriado nacional Dia da semana
14 de abril Sexta-Feira Santa Sexta-feira
21 de abril Tiradentes Sexta-feira
1 de maio Dia do Trabalho Segunda-feira
15 de junho Corpus Christi Quinta-feira
7 de setembro Independência do Brasil Quinta-feira
12 de outubro N. Sª Aparecida – padroeira do Brasil Quinta-feira
2 de novembro Finados Quinta-feira
15 de novembro Proclamação da República Quarta-feira
25 de dezembro Natal Segunda-feira

Além das oportunidades, também há desafios como por exemplo. Um feriado que cai em dia útil, no caso deste ano todos cairão durante a semana, sempre exige ajustar processos para evitar quebras nas vendas ou prejudicar prazos na execução de serviços.

O segredo, como já comentamos, é estar preparado e elaborar um planejamento que torne a sua estratégia viável de ser aplicada. Para tanto, leve em consideração mais estas quatro dicas:

Antes de mais nada, é preciso conhecer os seus clientes, saber o perfil daquele negócio ou empresa que compra de você e quais são os benefícios que ele procura. É necessário entender o que o atrai quando busca seus produtos e serviço e quais produtos que você pode oferecer para combinar com as ações de marketing e vendas dele.

Conhecer os problemas do seu cliente e oferecer soluções podem facilitar suas ações. Com isso, você otimizará o seu tempo e pulará esse processo durante a elaboração do seu planejamento de vendas.

Tanto para atrair novos clientes quanto para trazer de volta os antigos compradores, faça com que saibam das suas ações antecipadamente. Há várias formas de explorar os feriados e datas comemorativas, desde usar redes sociais, preços atrativos, descontos, entre outras possibilidades.

Além disso, você pode usar panfletos, cartazes e banners para comunicar aos clientes suas ações de vendas antecipadas de feriados.

Após captar clientes, divulgar suas ações de vendas e fechar o negócio, agora é hora de comprar. Pesquisar antecipadamente fornecedores aumenta a chance de conseguir bons preços e melhores condições de pagamento.

Além disso, você se previne do risco de atrasos na entrega ou mesmo de não encontrar determinado produto no mercado, tendo que buscar outro fornecedor com valores bem mais altos.

Ao conhecer o que seu cliente busca em cada data comemorativa, você consegue prever quais produtos que combinam com as ações de marketing dele e, consequentemente programar os pedidos daquele cliente com um período maior de tempo.

Ficar atento com os prazos de produção de cada produto, conhecer como funciona a logística da sua cidade e entender cada prazo de entrega são fatores fundamentais para o planejamento do seu negócio. Para não perder datas e compromissos importantes, programa-se suas compras e faça seu pedido com mais tranquilidade.

Agora que já tem boas dicas para traçar um plano para vender durante os feriados e datas comemorativas, não perca mais tempo e aproveite as ofertas imperdíveis em nosso site.

Conta para gente, aqui nos comentários, quais foram as dicas que mais gostou e quais são suas ações para vender mais nos feriados.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>