Acabamento gráfico: conheça 5 tipos para criar impressos perfeitos
Acabamento gráfico: conheça 5 tipos para criar impressos perfeitos

Acabamento gráfico: conheça 5 tipos para criar impressos perfeitos

Ter um material de divulgação com um acabamento gráfico de qualidade faz toda a diferença. Feche mais vendas, confira. Se você atua no mercado gráfico, com certeza já ouviu falar sobre acabamento gráfico. Mas você sabe quais são seus tipos e quais os processos que os envolve? Chega mais que a gente te explica.

Ter um acabamento gráfico em qualquer material de divulgação, é ter acima de tudo um material diferenciado e mais profissional. Do mesmo modo, os recursos de diversos tipos de acabamentos gráficos fazem com que um simples flyer ou cartão de visitas se torne mais sofisticado e moderno.

Você como profissional da área, seja designer, publicitário e fotógrafo deve ficar muito atento sobre como este processo é feito e fechado, pois qualquer deslize pode estragar todo o lote de impressão.

Já viu o nosso último artigo sobre as 9 dicas de como se preparar para as vendas da volta às aulas

 

Mas, o que é um acabamento gráfico?

Antes de mais nada, um acabamento gráfico nada mais é, do que um diferencial além da impressão em qualquer material gráfico. Atenção aos detalhes!

Para que qualquer material de divulgação tenha o resultado final desejado, ao colocar um acabamento gráfico em ação é necessário analisar alguns detalhes essenciais.

-Qual o melhor processo de impressão?
-O material onde vai a impressão é resistente a este tipo de acabamento?
-É viável a quantia gasta nesse acabamento para meu cliente?
-Qual a tiragem do material?

J
á deu para perceber que, ter um material com acabamento gráfico depende de algumas variáveis e um estudo prévio. Não se esqueça, conhecer a fundo sobre os tipos de acabamentos gráficos é colocar o seu serviço a frente da concorrência. Como de praxe, a Zap Gráfica tinha que te dar aquela mãozinha amiga e fazer este artigo com 5 tipos de acabamentos gráficos que vão fazer do seu impresso uma obra-prima (ou melhor, uma obra gráfica). Bora lá?

Acabamento gráfico 1 – Corte Especial

Acabamento gráfico: conheça 5 tipos para criar impressos perfeitos

No mercado gráfico, o que mais existem são meios de expressar a sua criatividade. Uma delas é utilizando o corte especial. Contudo, esse tipo de acabamento gráfico é feito com uma faca especial (equipamento utilizado pela gráfica para cortar o material gráfico). Dessa forma, as facas especiais são comumente feitas de lâminas de metal, e fixadas na maioria das vezes sob uma base de madeira. Sua principal função é fazer formas diferenciadas em impressos que variam entre cartões de visitas, timbrados, pastas, adesivos entre outros.

O que diferencia esse tipo de corte é que no caso do corte especial, a faca não é como a de uma guilhotina por exemplo. Mas se você acha que é só fazer um cortezinho de boas e pronto. Tá bem enganado viu? Para que o corte especial saia perfeito no resultado final, é preciso ter muita atenção ao design da sua arte, e na hora de fechar o arquivo para enviá-lo para a gráfica.

Mas, como eu sei que meu arquivo foi devidamente fechado?

É simples, siga essas dicas que seu arquivo vai sair certinho ok?

1°- Evite o filete expandindo o fundo da arte para além do tamanho da faca;
2°- Sempre respeite as margens de segurança do material;
3°- Espelhe o desenho da faca especial sem erros;
4°- Nunca faça desenhos complexos para a forma da faca;
5°- A Zap Gráfica não aceita facas vazadas.

Leia mais em Série Acabamentos: saiba o que é faca de corte especial

Acabamento gráfico 2 – Verniz Localizado

Acabamento gráfico: conheça 5 tipos para criar impressos perfeitos

Um dos acabamentos mais sofisticados para se trabalhar. Dessa forma, o verniz localizado é uma excelente escolha se o seu objetivo é fazer com que qualquer material seja visualmente mais sofisticado. Além disso, esse tipo de acabamento gráfico é chamado de verniz localizado ou verniz UV. Ele tem como principais benefícios, além de dar modernidade ao impresso, destacar a nitidez das cores e dar brilho em elementos específicos. Além de aumentar a resistência do material.

Apesar do verniz localizado poder ser aplicado em variados tipos de materiais como papéis, PVC e o Poliestireno. Este acabamento não é indicado em papéis do tipo reciclato e offset por serem finos demais. Quer mais? E para que você acerte na hora de enviar o seu lindo arquivo com verniz UV localizado, atenção nas dicas que a Zap tem pra você.

1°- Respeite o número de páginas do seu arquivo;
2°- Escolha com cautela onde o verniz localizado será aplicado;
3°- Faça uma máscara que se encaixe perfeitamente com a arte;
4°- Evite a aplicação do verniz em elementos muito pequenos e detalhados.

Fique por dentro do verniz localizado, leia mais em Série acabamentos: 4 dicas para não errar no verniz localizado

Acabamento gráfico 3 – Hot Stamping

Acabamento gráfico: conheça 5 tipos para criar impressos perfeitos

Podemos afirmar que você já viu esse tipo de acabamento gráfico em algum material por aí. Estamos falando do Hot Stamping, traduzindo do inglês “estampagem quente”. Por acaso esse acabamento gráfico é aquele que parece um detalhe feito a ouro no impresso?

Exatamente! O Hot Stamping é um tipo de acabamento que, em seu processo, utiliza uma folha brilhante metalizada que é comprimida em uma chapa quente aderindo ao detalhe que foi previamente indicado. Por isso, se o objetivo dos seus clientes é ter um material de divulgação, elegante, moderno e chamativo este, com certeza, é o acabamento mais indicado. O Hot Stamping chama muita atenção em cartões de visita, convites, cardápios, postais etc.

Quer saber mais sobre o Hot stamping? Então clica aqui e descubra #8 Série Acabamentos: o que é Hot Stamping e como montar o arquivo?

Acabamento gráfico 4 – Laminação
Acabamento gráfico: conheça 5 tipos para criar impressos perfeitos

Se você quer resistência, o nome é laminação. Contudo, esse tipo de acabamento gráfico vai proporcionar a qualquer material gráfico maior resistência contra sol e chuva. Além de deixar o impresso diferenciado ao toque, a laminação fosca ou brilho tem a capacidade de deixar os tons das cores em um cartão de visitas bem distintos por exemplo.

A laminação pode ser feita em qualquer tipo de papel como: Triplex, Duplex, Couchê, Glossy, entre outros. São excelentes para pastas, cartões de visitas e folders (qualquer material que vai ser tocado com mais frequência).


Ta a fim de saber mais? Descubra em #7 Série Acabamentos: O que é laminação e quais são seus tipos?

Mas e então, qual a diferença da laminação fosca para a brilho?

A laminação fosca é mais indicada para impressos com o fundo chapado, pois este tipo de processo tende a “esconder” qualquer defeito de impressão. Além disso são excelentes para evitar a marca de digitais quando tocadas a mão.

Ao mesmo tempo, a laminação brilho como o nome já diz tende a deixar o material de divulgação com mais brilho. Com isso, qualquer detalhe terá cores mais vibrantes e nítidas. Dessa forma, sua única desvantagem é que ao contrário da laminação fosca, as marcas de digitais ficam visíveis no impresso.

Acabamento gráfico 5 – Refile
Acabamento gráfico: conheça 5 tipos para criar impressos perfeitos

O refile é um dos recursos finais do processo gráfico. É comumente utilizado em impressos como panfletos, folhetos e cartões de visita. Dessa forma, ele é caracterizado pelos cortes precisos indicados no formato final do arquivo. Contudo, o refile é extremamente importante e influência diretamente na qualidade final de um impresso. Por isso, se você faz de forma errônea a indicação do refile, problemas como: bordas brancas, perda de informações ou letras cortadas podem surgir.

Quais as funções do refile no acabamento gráfico?

-Elimina as margens de corte da impressão indicadas no arquivo;
-Determina o formato final do impresso;
-Deixa o corte linear, igualando os impressos com tamanhos diferentes.

Definitivamente, saber o que é e como fazer um acabamento gráfico de qualidade influencia diretamente na qualidade do seu serviço, e consequentemente será mais fácil fechar vendas. Enfim, você conhece mais algum acabamento gráfico? Gostaria de sugerir algo ou possui alguma dúvida? Comente aqui para a gente.


Não deixe de nos acompanhar em nossas redes sociais. Acesse www.zapgrafica.com.br e saiba mais.

cadastre-se na zap

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *