Como aumentar a produtividade no processo criativo e render mais


Nem sempre o processo criativo ocorre de forma espontânea, porém, todo mundo pode melhorar a sua criatividade.

O desenvolvimento do processo criativo exige uma preparação e até mesmo um esforço para que tudo saia conforme o planejado.

Para facilitar e isto ajudar na sua carreira é válido que alguns itens sejam aplicados em suas tarefas diárias. Com a melhora da produtividade vem a ideia de novos projetos que podem contribuir e impulsionar a sua profissão.

No entanto, quando existe uma baixa qualidade pode gerar estresse, ansiedade e principalmente a falta de produtividade.

Pensando nisso, para quem deseja melhorar o seu desempenho e aumentar seu fluxo de trabalho, trazemos alguns conselhos a seguir. Acompanhe nossas dicas e veja como fazer para melhorar o seu nível de criatividade e trazer novos resultados.


Não deixe de ler.Como os brindes podem ser grandes aliados no marketing promocional

Veja como aumentar o processo criativo

Crie uma lista

Diariamente pensamos que tudo que deve ser feito no dia a dia está sobre controle. Ou seja, é natural pensar que estamos por dentro de tudo que deve ser produzido.

Entretanto, é comum esquecer de algo, principalmente se não tiver os objetivos e os itens definidos por prioridade.

Para auxiliar e não adiar nenhuma tarefa, ao chegar no trabalho faça uma lista do que deve ser criado. Se novas tarefas aparecer, insira na lista e coloque conforme as prioridades.

Com este planejamento você não vai esquecer de nada e quando finalizar uma tarefa não deixe de riscar da lista. Esta ação pode manter você motivado e garantir que sua rotina diária fique mais produtiva.

Evite fazer multitarefas


Você pode acreditar que o correto é efetuar diversas tarefas ao mesmo tempo, já que pode poupar o seu tempo. Mas foi comprovado que fazer várias atividades de forma simultânea podem consumir 40% do tempo e produtividade de uma pessoa.

O indicado é concentrar-se apenas em uma única tarefa e manter o seu foco no que está sendo feito. Ao final vai ser possível terminar suas funções de forma mais rápida e eficiente.

Evite conferir o celular durante o trabalho

Mesmo que você seja responsável, durante o trabalho evite ficar olhando o seu celular ou as redes sociais. Neste caso, dar uma “espiada” no Facebook ou Instagram pode atrapalhar o seu rendimento.

No entanto, quando for fazer alguma pausa, use este momento para conferir rapidamente. Lembrando que isto também é válido ao seu e-mail.

Muitas pessoas possuem o hábito de verificar o seu e-mail todo instante na espera de algo novo. Porém, este costume é negativo e deve ser evitado. Como solução procure definir um momento para ver sua caixa de entrada, seja logo pela manhã, no meio do dia ou no final do dia.


Isso também vai te interessar. Quanto cobrar por um folder? Saiba como precificar os seus serviços

Faça pausas

É impossível manter o seu nível de concentração por três horas diretas. Pelo contrário, já foi comprovado que toda pessoa precisa fazer uma pausa de 5 minutos e descansar a cabeça, a vista e o seu corpo.

Deste modo, trabalhar por 6 ou 8 horas seguidas não quer dizer que você é produtivo. É importante recarregar suas baterias para melhorar seu nível de produtividade, consequentemente as pausas são obrigatórias.

Para quem trabalha no computador é preciso fazer algumas pausas de pelo menos dois minutos a cada 45/50 minutos. Em alguns casos, não precisa nem andar muito, vale levantar, alongar ou ir ao banheiro.


Ainda durante as suas pausas aproveite para distrair e fale com os colegas de trabalho, confira as notícias ou veja rapidamente seu e-mail pessoal.

Saia da zona de conforto

Como aumentar a produtividade no processo criativo e render mais


Para ter ideias criativas é necessário procurar por soluções diferentes. Todo procedimento necessita de dedicação, portanto, para algo novo vale pensar diferente do costume.

Para sair da sua zona de conforto, vale fazer ações fora da sua rotina, como ir à locais que nunca foi, fazer passeios culturais, assistir programas ou filmes fora da sua preferência, ir até um lugar desconhecido.


Experimente comer algo novo, leia um livro fora do seu interesse e conheça novas pessoas.


Com alguns destes itens a sua mente irá descobrir novas aptidões e criar perspectivas diferenciadas.

Cuide de si mesmo

Nenhuma das ações acima funciona se você não possui um corpo saudável e uma mente sã. Para isto é válido ter uma boa alimentação e uma noite tranquila de sono.

A atividade física também pode ajudar a ter uma vida saudável. Inclusive as emoções também precisam estar em dia. Os problemas emocionais e as dificuldades pessoais precisam ser resolvidas.


Ou seja, quando lidar com estas questões e fazer com que ela sigam corretamente é possível pensar de uma forma diferente e melhorar a sua criatividade.

Aprenda com o seus erros


As vezes deixamos de tentar, pois, algo pode dar errado, porém, para resultados satisfatórios é preciso percorrer diversos caminhos.

O fracasso pode ser o acesso para você chegar ao lugar ideal. Todo estes componentes podem ser relevantes para que você consiga alcançar o melhor resultado.

Procure novas alternativas

Nem sempre uma resposta é certa ou errada, na verdade, o que existe são novas possibilidades. Para que algo tenha sentido é preciso gerar diversas possibilidades.

Normalmente o cérebro odeia ambiguidade, portanto, deseja sempre uma solução. Deste modo, procure sempre mais de uma alternativa antes de definir uma escolha.


Saiba mais. Venda mais com estas 6 dicas utilizando calendários personalizados

Agir é fundamental

A ideia é um projeto de ação, portanto, vale experimentar e mesmo que esteja em planejamento é preciso que esta seja transformada.

Além disso, não tenha medo de experimentar novas combinações, ou seja, criar algo que pode não ter relação. Afinal de contas vale verificar todas as possibilidades que a mesma pode lhe proporcionar.

Anote tudo

A mente funciona de forma frenética, portanto, o nosso fluxo de pensamento pode ser desorganizado. Uma forma de desenvolver as ideias é criar os esquemas mentais.

Neste caso, o processo de armazenar novas informações nem sempre é imediato, portanto, procure organizar as ideias a partir daquilo que tem o contato diário. Ou seja, todo pensamento criativo parte da imaginação e algumas ideias podem surgir nestes momentos.

Procure fazer anotações sobre o que possa chamar atenção e depois utilize estas informações como base. Um tempo depois é possível que esta mesma ideia lhe mostre uma nova visão.

A sua produtividade pode aumentar, porém, ela jamais vai se manifestar em situações estressantes. O cérebro precisa de um tempo, e muitas vezes aquela pausa para o café ou observar a natureza pode ser importante e decisiva para completar os seus objetivos.

Com estas dicas e algumas mudanças no hábito é possível que o seu nível de produtividade aumente em pouco tempo!


O nosso objetivo é contribuir para o desenvolvimento das suas ideias e ajudar o seu processo produtivo.

Não deixe de pôr em prática nossas dicas e aproveite para acompanhar nosso site www.zapgrafica.com.br e manter-se atualizado.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>