Como enviar um arquivo para gráfica online sem correr riscos - Blog Zap Gráfica
enviar arquivo para gráfica

Como enviar um arquivo para gráfica online sem correr riscos

Enviar um arquivo para gráfica online de forma correta, pode evitar muita dor de cabeça como refugo e material em desacordo.

Se tem uma coisa que a gente sabe é que, trabalhar com projetos gráficos não é uma das tarefas mais fáceis, e na hora de enviar um arquivo para gráfica online, a atenção deve ser redobrada.

A concentração e esforço que você coloca em um projeto gráfico, pode ir abaixo na hora de enviar o arquivo para a gráfica online.

Isso porque, pode acontecer de estarmos tão esgotados que na hora do fechamento, o arquivo simplesmente vai errado para a gráfica. Entendemos de verdade que isso pode sim acontecer com qualquer pessoa.

Mas você, como bom profissional que é, sabe que infelizmente nesse mundo gráfico o tempo corre contra você, e que ao enviar de forma errônea o arquivo final para a gráfica online, problemas como o refugo, e até mesmo receber um material em desacordo podem acontecer.

Tudo isso significa que, todo o seu esforço e tempo foram de certa forma em vão, por isso é extremamente importante ter cuidado e atenção na hora de fechar seu arquivo e enviar para uma gráfica online.

Mas como você já deve saber, a Zap sempre está aqui pra te dar aquela mãozinha, por isso o papo de hoje é sobre como enviar um arquivo para gráfica online sem correr riscos.

Ahh! Para ser mais específico, vamos falar de dois mandamentos da arte da Zap Gráfica: batida ou (batente) de verso e refile branco em materiais com faca. Vamos lá?

 

Não deixe de ler o nosso último artigo sobre 8 ideias de produtos para você lucrar mais com as vendas de Natal

 

De cabeça para baixo não dá, é cabeça com cabeça

Meu cartão de visita veio com o verso de cabeça para baixo, e agora? Deixo o desespero bater?

Bom, se isso aconteceu foi por conta de um erro muito comum, se trata da posição de batida ou batente de frente e verso. Beleza, mas como vou fazer para que isso não aconteça novamente?

Vamos a explicação

Ao enviar um arquivo para gráfica online, em especial aqueles que possuem frente e verso, você deve ter atenção em colocar o seu arquivo “cabeça com cabeça”.

Vamos pegar como exemplo um cartão de visita. Qualquer arquivo gráfico possui as bordas de cima, ou seja, a “cabeça” do arquivo.

Para que o arquivo seja enviado de forma correta para a gráfica online basta que a parte da frente fique “cabeça com cabeça” com a parte do verso do seu arquivo. Não entendeu? Tudo bem.

A gente disponibiliza essa ilustração e o vídeo, com tudo o que acabamos de falar.

Se você seguir atenciosamente o gabarito que está disponível em nosso site para cada serviço, e observar a posição correta da arte, vai ver que não tem erro. Seu arquivo não terá chance nenhuma de dar errado.

 

cartão de visita

Assista ao vídeo

 

Já viu? 9 dicas infalíveis para combater o bloqueio criativo

 

Uma beiradinha branca que incomoda? Isso são os temidos filetes brancos

Se tem uma coisa que incomoda é receber um material gráfico e se deparar com uma beiradinha branca (filete) que pra falar a verdade, não dá pra ignorar, o nosso olho vai direto naquele mínimo/grande detalhe.

Imagina a situação, você faz todo o seu projeto gráfico da melhor forma possível, envia o arquivo para a gráfica online, aguarda ansiosamente a chegada e quando chega a surpresa, um filete branco nas extremidades do seu material impresso.

Você que gastou tempo e, principalmente, grana para que o material saísse da melhor forma possível, ter que lidar com essa situação não é nada bom.

Para que filetes branquinhos não sejam motivos para a sua dor de cabeça…

Vamos te explicar como fazer para que isso não aconteça no seu arquivo.

Vamos pegar como exemplo artes que vão em adesivos.

Na hora de colocar a arte e indicar a faca que vai ser usada no seu material, o que geralmente vemos é que na maioria dos arquivos a arte vem do mesmo tamanho da faca.

E o que isso tem de errado?

Bom, o possível erro acontece quando o seu material chegar na gráfica, for impresso e passar pelo acabamento de corte.

No momento em que a faca corta o seu material, em alguns casos, ela pode dar uma mínima escorregada (1 mm para materiais mais simples), e isso resulta no quê? No nosso “queridíssimo” filete branco.

A solução é simples, na hora que estiver montando o seu arquivo no programa, basta expandir a arte, ou seja, nunca coloque a arte do mesmo tamanho da faca, sempre ajuste ela de forma com que fique expandida.

Preparamos uma ilustração explicativa e caso prefira, temos um vídeo também. Com isso, as chances do seu material vir com filetes brancos nas extremidades são nulas.

arquivo com faca

Assista ao vídeo

Trocando em miúdos

Tudo que falamos aqui, serve para que o seu tempo seja melhor aproveitado.

Ao enviar um arquivo para gráfica online, você espera que tudo corra bem, e para que dores de cabeça sejam evitadas e suas horas sejam perdidas, ter atenção e cuidado é primordial para um bom resultado.

Confira a nossa #9 Série Acabamentos: conheça o passo a passo da prova virtual

As dicas foram úteis para você? Se sim, ótimo. Mas caso ainda tenha dúvida você também pode contratar pelo nosso site o serviço de Ajuste Online. É barato e vai te dar aquela força na hora de fechar o seu arquivo.

Quer saber como contratar? Deixe aqui nos comentários que vamos te ajudar.

Esses e outros mandamentos da arte você encontra no nosso canal no YouTube na playlist Mandamentos da Arte, acesse agora e não deixe de nos seguir em nossas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *