10 fatos sobre como estimular a mente e ajudar no processo criativo - Blog Zap Gráfica

10 fatos sobre como estimular a mente e ajudar no processo criativo

Sem dúvidas, a criatividade é uma característica desejada por todos os profissionais, sobretudo por aqueles que trabalham como designers gráfico, publicitários, arte finalistas, jornalistas, redatores, produtores editorial, vendedores, entre outros.

Embora muitos pensem que a criatividade é uma habilidade que vem de nascença e que é impossível desenvolvê-la. Vamos provar aqui que ela pode sim ser trabalhada e aperfeiçoada.

Por isso, separamos 10 dicas de como estimular sua criatividade, principalmente no trabalho, para você se tornar um profissional mais criativo. Confira!

Crie um ambiente propicio. É importante estar cercado por pessoas que aceitam mudanças e que valorizam as ideias de cada um. Isso é um estimulo para aflorar a criatividade individual.

Não aceite respostas prontas: investigue tudo mais a fundo. Dê como os objetos cotidianos foram criados a porque as pessoas se comportam de certa maneira. Questione inclusive a si mesmo. E se não encontrar respostas, invente-as!

A curiosidade e a criatividade caminham lado a lado. Por isso, expanda seus interesses, resista a preconceitos e estereótipos. Vá atrás do novo da mesma forma que as crianças exploram o mundo. Abrir os olhos para novas ideias e o caminho para criar as suas próprias.

Não tenha medo do absurdo! Tudo parece inviável quando é pensando pela primeira vez. Se uma ideia parece impossível, ao invés de descartá-la, pergunte-se “Por que não?”. Aos poucos, ela se tornará possível – inovadora!

Sabe o ditado “duas cabeças pensam melhor do que uma”? Então, isso também dá um up na criatividade. Esqueça o individualismo: a troca de ideias e experiências pode estimular novos caminhos de pensamento, e levar a criação de projetos realmente inovadores.

Livros, filmes, histórias…Tudo o que estimula a imaginação é importante, sejam desenhos infantis ou ficção científica. Mesmo como espectadora, nossa mente fica estimulada por estes universos.

Tudo que cruzar sua mente pode se transformar em algo útil. Anote todas as as ideias que tiver. Quando menos esperamos, podemos pensar em algo inovador, então é importante não esquecer.

Quem erra, é porque tentou. Isso é um fato. Ao invés de encarar os erros como problemas, veja seus lados positivos: eles estimulam a criação de novas soluções e mostram que caminhos não seguir. Um erro cometido é apenas o primeiro passo no desenvolvimento de algo realmente criativo.

Ficar fazendo mais do mesmo é um verdadeiro bloqueio a criatividade. Por isso, é importante abandonar a zona de conforto, encontrar modos novos de trabalhar, solucionar novos problemas e ver o mundo de novas formas.

Acredite que você é uma pessoa criativa. E que a cada dia, será ainda mais!

E aí gostou das nossas dicas? Conte aqui nos comentários o que você faz para estimular ainda mais a sua criatividade. 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *