Dia Nacional do Designer: Tudo que você precisa saber sobre essa data - Blog Zap Gráfica

Dia Nacional do Designer: Tudo que você precisa saber sobre essa data

No dia 5 de novembro, é comemorado o Dia Nacional do Designer, em homenagem a Aloísio Magalhães, um criador múltiplo e pioneiro do design gráfico no Brasil. Mas quem foi esse profissional que fundou a primeira escola superior de design neste país.

Você sabia? Não. Então não deixe de ler o post de hoje, pois vamos contar um pouquinho sobre a vida de Aloísio Magalhães e quais foram os trabalhos desenvolvidos por ele. Confira!

Aloísio Magalhães

Foi advogado, artista plástico e, em 1960, se transfigurou definitivamente como designer, agora preocupado com a perspectiva do outro. O que importa é o usuário, a circulação dos símbolos, o uso da imagem para fins precisos e inequívocos.

A partir da primeira versão do seu escritório – o MNP, Magalhães, Noronha e Pontual – Aloisio Magalhães dedicou-se sobretudo ao desenho de símbolos comerciais e institucionais. Nessa primeira formação, associou-se a Artur Licio Pontual, arquiteto pernambucano, amigo seu desde o Recife, e a Luiz Fernando Noronha, técnico em edificações.

Em 1963, já como escritório exclusivamente de design, centrado em sua própria pessoa, deu-se seu primeiro contato com o grande público – Aloisio vencia o concurso para a criação do símbolo do IV Centenário do Rio de Janeiro.

Em 1967, essa experiência foi alçada ao patamar nacional ao ganhar o concurso para o desenho do dinheiro brasileiro, (cruzeiro novo), assunto a que dedicou uma década.

Em 1971, desenvolveu o projeto de identidade visual para a Petrobrás, cobrindo todas as suas situações de comunicação visual e desenho industrial.

Foi também membro fundador d’O Gráfico Amador, uma private press que, através de suas experiências tipográficas, teve influência significativa sobre o moderno design gráfico brasileiro.

Em 1976, coordenou um projeto de design para a cidade do Rio de Janeiro – a identidade visual do município, desde sua comunicação visual administrativa ao mobiliário urbano e sinalização para toda a cidade. Estava traçado um percurso – do desenho da unidade simbólica da identidade visual a grandes e complexos sistemas de objetos de todo tipo. Aloísio, enfim, se realizava em uma nova atividade, o design.

Nessa função, designer, Aloisio Magalhães conquistou uma inequívoca visibilidade, incorporando um papel mítico em relação à nova profissão.

Não foi por menos que em 1998 foi instaurado o Dia Nacional do Designer em comemoração à sua data de nascimento, 5 de Novembro.

Você já sabia da história do dia nacional do designer? Conta aqui pra gente a sua trajetória com essa profissão tão bacana. 😀

Fonte: http://www.aloisiomagalhaes.org/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *