Dia do Gráfico: confira 5 tendências do mercado gráfico em 2019
Dia do Gráfico: confira 5 tendências do mercado gráfico em 2019

Dia do Gráfico: confira 5 tendências do mercado gráfico em 2019

O Dia do Gráfico é celebrado em 7 de fevereiro. Esta ocasião é uma forma de homenagear os profissionais que trabalham com o mercado gráfico.

 

Quem atua neste setor precisa ter conhecimento sobre a profissão, mas, além disso, sobre as tendências deste mercado.

 

Através destas informações é possível desenvolver estratégias e garantir o desenvolvimento do seu negócio. Mas o difícil é conseguir ficar por dentro de tudo que ocorre neste mercado. Pensando nisso, para ajudar quem deseja se destacar separamos algumas dicas.

 

Acompanhe a seguir algumas informações e conheça um pouco mais sobre esta data comemorativa e as principais tendências do setor.

 

Comemore o Dia do Gráfico

O Dia do Gráfico é comemorado no Brasil no dia 7 de fevereiro. Esta data foi escolhida, pois neste dia em 1923 ocorreu uma greve dos gráficos em São Paulo, organizada pelo João da Costa Pimenta.

 

Na ocasião,  os gráficos estavam lutando pelos seus direitos pedindo por melhores salários e condições de trabalho.

 

Naquela época a indústria gráfica estava em ascensão, logo com o sucesso da greve, consolidou a criação do sindicato dos Gráficos

 

Não deixe de ler o nosso último artigo sobre, Dia do publicitário: 6 dicas para ser um bom publicitário

 

 

Importância do mercado gráfico “online”

 

Dia do Gráfico: confira 5 tendências do mercado gráfico em 2019

 

Diante deste marco histórico acima, não temos dúvidas de como o mercado gráfico é importante na história.

 

Entretanto, isto não se aplica somente devido ao cenário atual, mas principalmente pela evolução tecnológica e como isto contribui para o crescimento do setor online.

 

Deste modo, o uso de recursos digitais garantiu a melhora na produção.

 

A necessidade de produzir materiais com maior qualidade e rapidez são aspectos importantes que contribuem até para o preço final do trabalho.

 

Ou seja, por meio destas aplicações favoreceu o desenvolvimento do negócio gráfico.

 

Assim, para as empresas isto deve ser aplicado junto da criação de novos planos, com a inovação nas operações e a possibilidade das empresas criarem  estratégias.

 

Lembrando que conforme dados da ABIGRAF em 2016 no Brasil existem cerca de 20 mil empresas gráficas que movimentam aproximadamente 45 bilhões de reais durante todo o ano.

 

Seguindo esta linha para entender como este meio pode influenciar no trabalho de marketing e tecnologia, através do setor gráfico, separamos quais são as tendências.

 

Acompanhe mais detalhes no tópico a seguir.

Lucre mais no carnaval. 7 dicas criativas de como ganhar dinheiro extra no Carnaval com produtos gráficos

 

5 tendências do mercado gráfico

Esta pesquisa foi desenvolvida pela InfoTrends e traz detalhes relevantes sobre a indústria gráfica no futuro.

 

Deste modo, fiquem ligados nas dicas de como as empresas do segmento devem investir na parceria com gráfica online.

 

#Dica1: Comunicação impressa ainda vive!

Dia do Gráfico: confira 5 tendências do mercado gráfico em 2019

Independente do meio online estar em alta, não devemos deixar de lado os itens impressos. Esta categoria continua sendo presente e tem um papel fundamental na comunicação das empresas.

 

Conforme dados da pesquisa, mais dos 700 usuários entrevistados mostram que 29% dos gastos vão ter investimento no meio impresso.

 

No entanto, conforme os participantes, é possível que estes gastos diminuam 5% no ano e sigam para outros setores para a parte online, de vídeo ou mobile.

 

#Dica2: Impressão digital em ascensão

Cada vez mais a impressão digital está crescendo no Brasil. E isto acontece devido a diversos fatores como a economia, mudança dos hábitos e a necessidade de personalização.

 

Este cenário não vai crescer somente por aqui, mas em todo o mundo, pois, conforme previsão da InfoTrends o aumento deve chegar em 12% ao ano, chegando aos 871 bilhões em 2021.

 

A indústria gráfica durante os períodos de crise teve que reinventar e usar a tecnologia digital.

 

Portanto, este crescimento é levado em consequência das inovações, como o uso de jato de tinta, baixas tiragens e agilidade na produção das peças.

 

Além disso, a impressão digital tem se destacado pela sua qualidade até mesmo pelo baixo custo das tiragens.

 

#Dica3: Indústria gráfica caminha ao lado do “marketing” das empresas

Dia do Gráfico: confira 5 tendências do mercado gráfico em 2019

 

Conforme a pesquisa Anual de Comunicações de Marketing da InfoTrend o segmento gráfico cada vez mais pode ser considerado um aliado no ““marketing”” das empresas.

 

Independente das campanhas digitais, as mídias impressas seguem em meio às estratégias do marketing.

 

Diante disso este setor tem um papel de auxiliar no progresso das campanhas. Ainda isto aplica-se às agências de publicidade, de TI entre outros.

 

Já viu? Acabamento gráfico: conheça 5 tipos para criar impressos perfeitos

 

#Dica4: Novos modelos de negócios: Meio online e offline juntos!

Cada vez mais o marketing pelas rede sociais estão crescendo e conforme dados do InfoTrends os números podem chegar em 14%!

 

Ou seja, esta mudança está cada vez mais constante devido o aumento do público nestes canais.

 

Com este indício o setor gráfico precisa saber inovar e partir com um planejamento para atingir estes usuários.

 

Como alternativa, algumas ideias funcionais usadas atualmente tem trazido resultados, um exemplo é o uso de códigos de barras móveis, realidade aumentada, mensagem de texto, QR code em embalagens e outros.

 

A ideia é conseguir atingir estes usuários de forma direta por meio da combinação do online com o offline.

 

#Dica5: Possibilidades de novos formatos

Algo rentável para os negócios são as impressões em novos formatos.

 

Ou seja, através da impressão de grandes formatos, pode garantir a rentabilidade dos empreendedores e contribuir para melhora da sua margem de lucro.

 

Em vista deste pontos, o mercado gráfico tradicional cada vez mais está se transformando.

 

Neste ponto a impressão agora apresenta um foco em abranger diversos segmentos.  Isto contribui para as oportunidades e expansão do negócio.

 

Ou seja, mesmo depois de um período complicado o crescimento do setor gráfico é positivo em relação a este ano.

 

Com estimativa de recuperar em 12%, contribui para o aumento dos processo de produção e melhora do posicionamento do mercado.

 

Diante disso, não existem dúvidas de como este segmento promete. Ao incorporar as tendências e seguir com as perspectivas favorece desenvolvimento do seu negócio.

 

Hoje em dia é fundamental saber escolher qual a gráfica que você deseja ter uma parceria.

 

Com base nisso é preciso que ela ofereça qualidade, rapidez e um preço justo para oferecer um trabalho perfeito para os seus clientes.

 

Com estas informações esclarecidas e detalhes sobre como está o mercado e a importância do Dia do Gráfico aproveite para conhecer Zap Gráfica.

 

Acesse nosso site www.zapgrafica.com.br e não deixe de seguir nossas redes sociais para ficar por dentro deste universo.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *