Profissão freelancer: 6 técnicas de negociação para começar agora
Profissão freelancer: 6 técnicas de negociação para começar agora

Profissão freelancer: 6 técnicas de negociação para começar agora

Por meio de boas técnicas de negociação é possível garantir que o cliente não desista do negócio. Hoje, vários clientes tem consciência das suas opções e soluções disponíveis. Diante disso, as técnicas de negociação podem contribuir para a venda do seu produto e serviço.

Entretanto, a maioria dos clientes não procura por produtos, mas sim por soluções que alcancem um resultado específico. Assim, muitos dos profissionais de vendas, assim como o freelancer, precisam ter conhecimento que não adianta empurrar os produtos, mas sim ter ideias criativas para vender mais. A forma mais fácil de fechar um negócio é estar sensível às necessidades dos clientes, e utilizar uma abordagem flexível para as vendas. Neste caso, vale personalizar os produtos e oferecer soluções que ajudam o seu cliente a ter o resultado desejado.

A negociação faz parte da vida de um profissional freelancer.  Uma boa notícia é que a negociação pode ser aprendida. Pensando nisso, trazemos algumas estratégias que podem ajudar você na negociação e no fechamento de vendas. Confira.

Não deixe de ler o nosso último artigo sobre. O que oferecer? Conheça 7 dicas de produtos gráficos para academias

Técnicas de negociação — Aprenda a vender!

Se você deseja aperfeiçoar as suas técnicas e fechar bons negócios, abaixo vamos reunir as principais dicas em alguns tópicos. Está pronto para ser o melhor? Aprenda com nossas dicas!

#1 Primeira impressão que fica

O ditado popular “a primeira impressão é a que fica” tem relação com o desenrolar da  negociação. A primeira impressão têm influência e pode mudar todo o clima da negociação e percepção do possível cliente. Com as técnicas corretas você pode facilitar todo o processo. Neste caso, separamos algumas dicas para o freelancer neste primeiro encontro. Confira:

  • Observe a sua linguagem e procure se expressar bem;
  • Fale de forma clara e ressalte os interesses das partes;
  • Atenção a postura física e emocional. Procure falar com tom confiante e expresse de forma concisa e ofereça sempre o valor real para o outro lado da negociação.

#2 Firmeza + Flexibilidade

Profissão freelancer: 6 técnicas de negociação para começar agora

O freelancer precisa saber dominar as estratégias e ter um planejamento. Neste caso é importante saber o que vai propor, quem, além do que pode ou não abrir mão. É importante saber quando é permitido dizer sim e não, portanto, esteja pronto para as objeções. Um plano é essencial, porém, ser flexível é importante. Você deve chegar na negociação com uma meta definida, mas o plano pode se adaptar caso a conversa mude. No entanto, se o outro lado não aceitar a sua meta, o indicado é ter um plano B, mas se não chegar ao meio-termo não vai existir uma negociação.

Isso também vai te interessar. Acabamentos gráficos: Quais são os 4 tipos de dobras e como usá-los

#3 Improviso

Para quem deseja negociar e fechar as vendas é importante saber mudar o foco, além de ser flexível. Isto pode ser umas das melhores estratégias para a negociação e venda. Nesse sentido, um bom negociador precisa ter a habilidade de improvisar. Logo o planejamento pode ajudar a levar a negociação, porém, o improviso pode salvar em situações não previstas.

Um exemplo, caso o cliente deseje um desconto em primeira compra ou serviço, ofereça uma nova possibilidade. Além disso, como opção, apresente um preço inicial mais baixo ou alguma vantagem a parte, porém, é preciso que você tenha uma garantia de nova venda em breve. Dessa forma, quando o seu plano pode não ser bem-sucedido, como alternativa, vale considerar opções que você não tenha considerado antes. Saiba usar isto a seu favor!

#4 Experiência é importante

Para dominar as estratégias isto acontece com a prática. Ou seja, conforme sua experiência aumenta, as negociações que você participa, tudo isto pode ajudar a complementar suas habilidades. Para o crescimento procure ler sobre o tema, participar de palestras e “workshops”, além de observar outras pessoas, na prática.

5# Esteja preparado 

Profissão freelancer: 6 técnicas de negociação para começar agora

O sucesso das negociações ocorre quando você tem capacidade de prever os movimentos. Neste caso é necessário que você tenha habilidade de interpretar as ofertas dos outros e até os seus movimentos. Em outras palavras, em uma negociação é preciso considerar as opções que ofereçam os maiores benefícios e que tenha mais chances de acordo, com base naquilo que você conhece.

Não deixe de ler também. Lucre mais na volta às aulas com 7 dicas de produtos gráficos

#6 Ofereça um valor justo

Profissão freelancer: 6 técnicas de negociação para começar agora

Por fim, para conseguir fechar bons trabalhos, além da negociação, é importante que você ofereça preços que estejam conforme o que você oferece. Dessa forma, um exemplo são os freelancers que apresentam bons serviços de terceirização com gráficas online. Neste caso apresentar alternativas pode ajudar a fechar o negócio e cativar o cliente.

De qualquer forma, é preciso saber que na negociação, você está lidando com pessoas. Logo estas pensam, agem e possuem expectativas. Devido a isto é necessário manter a humanidade e trabalhar o seu emocional, assim como sua mente. Assim, no processo, procure manter a calma e mantenha o equilíbrio entre mente e o objetivo. Um negociador precisa ser forte e estar atento para criar as melhores estratégias. Portanto, com um emocional bem trabalhado fica mais fácil identificar as circunstâncias e conseguir contornar qualquer tipo de situação.

Através destes itens vai ser mais fácil fechar novos acordos e dominar esta arte. E aí o que acharam das nossas dicas? Aproveite para colocar em prática, já que o aperfeiçoamento e experiência só acontece quando é exercitado. Não deixe também de acompanhar nossas redes sociais para conferir outras informações! Acesse www.zapgrafica.com.br e saiba mais.

seja-um-revendedor-de-sucesso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *