Quais são os 5 pilares essenciais do sucesso de uma gráfica rápida

Para quem deseja empreender é preciso entender como atingir o sucesso de gráfica rápida.

Atualmente o ramo de gráfica rápida está em crescimento, portanto, além do seu negócio ser dinâmico é preciso estar aberto às novidades do mercado.

Entretanto, este caminho somente poderá ser trilhado quando seguir alguns pilares importantes. Pensando nisso, trazemos neste artigo cinco dicas essenciais que vão te ajudar nesta etapa.

Ficou interessado e quer saber como aplicar estes pilares em sua empresa? Fique ligado no artigo abaixo e veja como se destacar no mercado e alcançar o sucesso de uma gráfica rápida.

Já leu o nosso último artigo sobre. Como aumentar a produtividade no processo criativo e render mais


5 dicas para sucesso de uma gráfica rápida

#1 – Força de venda


Esta primeira etapa precisa ser trabalhada de forma que a sua empresa tenha um reconhecimento no mercado.

Cada vez mais o consumidor deseja uma melhor experiência no seu processo de compra. Para que isto seja possível é fundamental que você trabalhe dentro de alguns meios básicos.

Para quem está no início e não possui uma loja física, como alternativa vale apostar na venda online. Através de um site, ou até mesmo com canais nas redes sociais, pelo e-mail, e WhatsApp é possível atingir o seu público.

Neste caso é necessário satisfazer o cliente e estar atento aos fatores do mercado digital. Deste modo, mesmo que sua gráfica atue de forma online, uma loja virtual necessita de uma boa logística, gerenciamento dos pedidos, relatórios e faturamento.

Em resumo, esteja preparado e ofereça um site funcional, seguro e não esqueça de oferecer multicanais para o cliente. Neste momento vale se organizar para futuramente investir em outras ferramentas, como anúncios, e uma equipe própria.

Além disso, esta não é a única forma, já que você pode trabalhar também com a venda direta. Vale fazer visitas, apresentar a sua gráfica, fazer panfletagem, até que o seu negócio fique conhecido no mercado.

Após o desenvolvimento se você tem o objetivo de abrir uma loja física, não esqueça de investir na venda de balcão, assim o seu endereço físico precisa estar bem localizado e bastante funcional para atender e prospectar os seus futuros clientes.

Isso também vai te interessar. Como os brindes podem ser grandes aliados no marketing promocional


#2 – Departamento de arte

Quais são os 5 pilares essenciais do sucesso de uma gráfica rápida


Neste segmento as artes gráficas são importantes e se resumem em diversas etapas. Deste modo, este trabalho engloba, a criação, impressão, acabamento e a entrega do produto final.

Para quem está iniciando, como alternativa, vale terceirizar estes serviços ao invés de montar uma equipe própria na sua empresa.

Inicialmente ao optar pela terceirização do serviço é possível que os seus gestores mantenham-se focados e atuem diretamente no negócio da sua empresa. Além disso, ao contar com especialistas e equipes experientes é possível que o trabalho tenha mais qualidade e excelência.

No início do seu empreendimento existe a necessidade de reduzir os custos operacionais, logo o custo-benefício da terceirização pode ser positivo e envolve custos menores, diferente de formar uma equipe interna para a atividade.

Se o seu objetivo é construir este setor, vale começar deste modo para priorizar os investimentos e outras questões da sua empresa. Este processo também pode contribuir para o crescimento de parcerias produtivas, ajudar na expansão da sua empresa e fazer com que sua gráfica seja reconhecida.

Como consequência os itens acima colaboram para a expansão dos negócios e trazem redução de custos da sua companhia. Ao final, podem facilitar o desenvolvimento da nova infraestrutura e até a contratação de uma equipe especializada em arte, para a sua gráfica no futuro.

#3 – Administração

A administração pode ser considerada um fator essencial para manter o equilíbrio de uma empresa. O seu objetivo é manter a otimização dos procedimentos, minimizar os custos e maximizar os lucros.

Uma empresa precisa fazer o gerenciamento do negócio e para que isto ocorra é preciso trabalhar com alguns pontos. Este pilar necessita do administrador para que este profissional consiga coordenar os recursos humanos, financeiros e até os materiais da sua empresa.

Com esta atividade fica possível gerenciar as compras que vão desde a obtenção das matérias-primas e produtos, até mesmo a negociação com fornecedores ou o controle de estoque.

Além disso, este profissional pode ajudar a sua empresa crescer, pois pode auxiliar as suas vendas. Ou seja, negociar com os clientes, supervisionar as ações e investir em publicidade.

Ainda vale utilizar o setor de recursos humanos para gerenciar o relacionamento da empresa com seus colaboradores, sindicatos, além de organizar as contratações, desligamentos, até mesmo plano de carreira e direitos dos funcionários.

Por fim, este profissional vai ter uma capacidade de cuidar da parte financeira, e administrar honorários, recebimentos, cobranças dos clientes e até registros.  Ainda com o apoio da contabilidade e do administrador vai ser possível manter o seu negócio e contribuir para o seu desenvolvimento.

Não deixe de ler também. Quanto cobrar por um folder? Saiba como precificar os seus serviços

#4 – Expedição


Outro ponto que deve ser trabalho é a expedição do seu material. Em uma gráfica independente ou com uma gama de clientes é preciso manter tudo bem definido.

Neste ponto o controle do estoque, assim como a expedição faz parte do coração de uma empresa. O ideal é que toda operação inicie desde conferir o estoque, siga até a embalagem e a entrega, conforme solicitado pelo cliente.

A ideia é trabalhar de modo que a gráfica consiga atender as exigências solicitadas e mantenha a qualidade da mercadoria. Se a expedição falhar isto pode ocasionar problemas para a empresa.

Neste caso é preciso que toda logística, seja feita da melhor maneira para que isto não possa prejudicar a imagem do seu negócio.

#5 – Produção

Quais são os 5 pilares essenciais do sucesso de uma gráfica rápida

Esta última dica também interfere no sucesso do seu empreendimento. Para quem possui uma gráfica sabe que a produtividade e qualidade do seu produto depende da gestão do seu negócio.

Ou seja, uma gráfica funciona somente com um conjunto de processos e o aperfeiçoamento de todas as competências em um departamento contribui para um melhor resultado. Neste caso, não importa se toda atividade vai ser feita por um único gestor ou através de uma empresa terceirizada.

O principal objetivo é criar uma tema, produzir estratégias e ter uma visão de longo alcance.

Isso claro, sem deixar de manter o foco de todo o trabalho, para garantir uma entrega ágil, porém, com qualidade.

O mercado está competitivo, portanto, é preciso ter competência para lidar com a produção para entregar o melhor. Vale ter uma equipe dinâmica e focada ou trabalhar de forma que todos os processos estejam bem organizados.

Para que assim não implique falhas na entrega e garantir a qualidade final do seu produto.

A partir destes pilares acima é possível que o seu negócio tenha sucesso e sua empresa torne-se referência neste setor. Não importa a ordem que os itens serão aplicados, o ideal é que tudo esteja alinhado.

Gostou do conteúdo? Não deixe de acompanhar nossas redes sociais para receber mais dicas como esta!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>