Folders, Flyers e Folhetos: Como precificar e vender mais!
Quanto cobrar por um folder? Saiba como precificar os seus serviços

Folders, Flyers e Folhetos: Como precificar e vender para seus clientes

Para calcular o valor correto, acompanhe nossas dicas no artigo. Saiba como precificar os seus serviços com a Zap Gráfica. Quando um freelancer precisa precificar o folder produzido para um cliente, neste momento este profissional é questionado por diversas dúvidas. Dessa forma, antes de definir o preço do folder é necessário ter conhecimento de alguns fatores que podem influenciar todo o trabalho. Por exemplo, uma gráfica pode cobrar uma quantia para a impressão do item, enquanto o designer pode definir outro valor para a criação da arte deste material.

Por isso, em qualquer destes trabalhos alguns itens são fundamentais para calcular o preço dos seus serviços. Nesse sentido, criamos este breve guia para ajudar você que está iniciando como freelancer ou até mesmo para quem já atua na área e tem dúvidas. Acompanhe o texto a seguir.

Boa leitura!

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Qual o preço de um folder?

Antes de entrar na questão de preços devemos ter em mente, que para criar um orçamento é preciso entender qual o seu nicho. Como vimos acima, uma gráfica pode cobrar, conforme a quantidade de peças, acabamentos, tipo de papel, o número de cores entre outros fatores.

Ainda para quem faz parte do trabalho da criação, a quantia também varia conforme o fornecedor. De qualquer forma para auxiliar, trazemos algumas dicas que vão ajudar estes profissionais que trabalham com a criação e a impressão.

Como definir o preço do folder

Quanto cobrar por um folder? Saiba como precificar os seus serviços

Geralmente a impressão e arte podem influenciar no valor final do serviço. Isto acontece, pois, uma arte, desde a criação da peça, assim como as cores, acabamentos e outros fatores podem auxiliar no orçamento. De qualquer modo o designer pode orientar e indicar uma gráfica e até trazer dicas para impressão. Para ter uma média sobre a quantia, veja as dicas para criar o seu orçamento com base nos itens abaixo.

Devido a maior estrutura e quantidade de funcionários é natural que os custos sejam mais altos. Entretanto, esta equipe proporciona material de qualidade, porém, apenas um profissional irá desenvolver sua arte.


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O que considerar na hora precificar o folder?

Acima podemos entender como cada profissional/empresa tem o seu perfil valorizado de acordo com a sua atividade. No entanto, para chegar ao valor final, o freelancer pode basear em alguns pontos, tais como:

Quantidade

A quantidade de folder que vai ser impresso também influência, ou seja, quanto mais, significa um menor preço na unidade. Como exemplo, se for feito a impressão de 1.000 itens ou 3.000 o valor pode ter uma diferença de apenas 20%, ou menos. Lembrando que quanto mais for impresso, significa que isto dilui no preço da arte que foi paga.

Gramatura do papel

A gramatura também faz diferença, portanto, quanto maior, significa que a peça vai ser mais cara. A dica é procurar não fazer uma gramatura excessiva, fora da necessidade do material que está sendo produzido. Como sugestão vale fazer uma gramatura 150 g/m².

Cores do folder

Sua peça pode apresentar 4 cores no verso (4 × 4 cores), ou 4 cores na frente e sem impressão atrás (folhetos), e 4 × 1, que é frente colorida e verso apenas em uma cor.

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Acabamento

Os acabamentos influenciam o material e pode ser definidos como:

  • Faca especial: indica que o mesmo apresenta um formato diferenciado na peça, assim o recorte imita o produto e pode influenciar o preço.
  • Laminação fosca: este acabamento não é dos mais caros e permite uma textura acetinada ao papel.
  • Verniz UV de reserva: mais caro que a laminação proporciona um bom efeito, pois, é inserida uma película de verniz brilhante em pontos da peça, como no logo nas imagens.

Como precificar a criação de folder

Com os itens acima é possível ter uma média sobre o preço. O mais indicado é que você se baseie em tabelas de precificação e assim fazer a sua própria tabela. Para que o freelancer consiga chegar ao valor final dos seus serviços ele precisa saber qual a média de tempo por este trabalho. Dessa forma, para ter o seu preço, você pode definir seu público alvo, a qualidade do serviço, duração do projeto, diferencial e tempo de trabalho.

Ainda vale lembrar…

O seu salário mensal também entra neste ponto.

Ao chegar a uma média, como exemplo, se sua hora de trabalho custa R$ 30 e você vai dedicar 180h para esta peça e deseja um salário de R$ 5.400 mensais, pode ser que o seu custo para o item seja de R$ 780, sendo R$ 30 (R$ 5.400 / 180h). No entanto, isto apenas é um exemplo, em vista que todos os fatores acima e outros devem ser considerados. Por isso, uma tabela pode servir apenas como referência e pode ser útil para o seu cálculo.Por isso, independente da sua escolha, para conseguir precificar os seus serviços a alternativa é por meio da tentativa. Assim vale utilizar estes itens como base e se for necessário vale repensar o seu modelo caso os seus valores não funcionem.

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