Representante gráfico: 7 dicas para ter mais clientes
Representante gráfico: 7 dicas para ter mais clientes e boas vendas

Representante gráfico: 7 dicas para ter mais clientes e boas vendas

Vender nem sempre é fácil, principalmente quando o representante gráfico não domina este tipo de habilidade. Cada vez mais o mercado está competitivo, portanto, é fundamental que o representante gráfico esteja preparado para conquistar os seus clientes.

Para que os resultados sejam positivos é necessário que o profissional consiga apresentar suas habilidades neste tipo de situação. O segredo para que isto gere resultados e consiga bater suas metas é praticando muito.

Para praticar suas habilidades e proporcionar maior credibilidade, trazemos algumas dicas a seguir. Confira abaixo como melhorar o seu profissionalismo e garantir que você seja o melhor representante gráfico.

Já leu o nosso último artigo? Quais e como os formatos de imagem influenciam no seu material

Dicas para ser um revendedor gráfico de sucesso


1 — Tenha empatia e seja persuasivo

A primeira dica que deve ser muito bem trabalhada é a empatia. Esta habilidade consegue garantir que a pessoa se coloque no lugar dos outros.

Este tipo de ação é muito importante e pode influenciar o seu atendimento se você deseja ser um bom representante gráfico. É sábio que a maioria dos usuários não gosta de lidar com pessoas que só desejam saber dos seus objetivos. Um revendedor precisa considerar o seu cliente. Logo, ao se esforçar e compreender o cliente vai ser mais fácil encontrar soluções e condições que agradem ambos.

Além disso, a persuasão é o melhor jeito de convencer as pessoas e pode ser uma alternativa para impulsionar suas vendas. Neste caso, o cliente precisa ser convencido que a oferta está dentro da sua necessidade. Para domínio da técnica é preciso treinar para garantir benefícios vantajosos.

2 — Revendedor gráfico: conheça o seu cliente

Para fidelizar o seu cliente é preciso conhecê-lo. Neste ponto é válido compreender como o cliente pensa e criar uma situação favorável. Para esta aproximação a ideia é melhorar a sua abordagem e investir no interesse do consumidor. A ideia é que este sinta-se confortável para facilitar a negociação. Lembrando que a fidelização acontece também com o pós-venda, portanto, o acompanhamento é fundamental.

3 — Conheça seu produto

Um vendedor deve ser confiante, sendo preciso que ele apresente convicção sobre o produto que está vendendo. Como sugestão, o ideal é estudar cada detalhe do produto ou do seu serviço. O conhecimento é a principal forma de garantir a confiança dos seus clientes.

O objetivo é ter um conhecimento profundo sobre produto e serviço, pois pode ajudar no caso de responder alguma dúvida e/ou solucionar problemas. Você precisa ser um especialista, um exemplo comum, o usuário tem o hábito de fazer uma compra regularmente devido ao atendimento especializado.

Às vezes sua oferta não é tão interessante, porém, o seu posicionamento pode gerar valor para o cliente durante o processo. Neste ponto de vista, este tipo de atitude pode ser decisiva. Na realidade as pessoas adoram comprar algo de quem entende do assunto. Dessa forma, isto proporciona confiança e faz com que o consumidor acredite que o seu produto realmente funciona como você fala.

Isso também vai te interessar. Como vender mais com 7 técnicas essenciais para o Dia do Consumidor

4 — Portfólio variado

O revendedor precisa manter o seu portfólio sempre atualizado. Procure oferecer sempre produtos de qualidade para agradar os usuários. Para uma melhor apresentação vale investir em mostruários de produtos e serviços completos. Com tudo definido pode facilitar a venda.

5 — Planejamento e preço

No trabalho de revendedor é preciso negociar com diversos clientes. Portanto, para este processo é preciso ter uma capacidade de planejamento. Caso isto não aconteça pode ocasionar conflitos desde problemas na agenda, cancelamento de reuniões, informações comprometidas e muito mais. Estes fatores não são positivos para as vendas.

Como alternativa, a organização pode auxiliar a manter os seus compromissos, além de garantir que cumpra tudo pontualmente. A ideia é que o revendedor esteja preparado para atender as demandas e todos os prospectos, conforme a negociação.

Como solução vale utilizar ferramentas para ajudar, inclusive nas vendas, assim garante que você fique mais produtivo e melhore sua eficiência. Em casos de dúvida vale procurar pelos vendedores experientes e ouvir seus conselhos. Além disso, o planejamento faz parte do preço dos produtos ou serviços. Para auxiliar, vale desenvolver uma tabela de preço coerente, para isto, formule todos os preços de forma justa. Para não ter prejuízos, como opção trabalhe com uma margem de 100% de lucro, em casos de problemas como atrasos ou erros.

6 — Esteja aberto e seja honesto

Jamais seja aquele representante gráfico que fala muito com objetivo de impressionar o cliente. Vencer pelo cansaço nem sempre é a melhor opção. Inclusive esta tática pode funcionar com alguns usuários, mas não é o modelo mais indicado. Dessa forma, procure sempre ouvir o que os clientes têm a dizer e ouça as dúvidas, problemas e os seus objetivos. Mantenha atenção ao consumidor e dê uma resposta que seja relevante.

Este tipo de atitude é uma forma de criar uma identificação com o cliente e pode ser positivo quando chegar o momento dele decidir. Além disso, o revendedor precisa ser honesto, lembrando que promessas não cumpridas geram uma má reputação. Portanto, a ideia é agir da forma contrária e criar uma estratégia viável para vender bastante.

Evite enganar os seus clientes e fazer com que comprem algo que não desejam. O caminho certo é a honestidade mesmo que isto influencie suas vendas. Como consequência, vai garantir que seus clientes tornem-se mais leais e fazer com que eles sejam promotores do seu trabalho.

7 — Venda para o seu, e o sucesso dos seus clientes

Um revendedor comum deseja apenas concretizar uma venda, porém, um profissional personalizado quer também o sucesso dos seus clientes. Para entender esta perspectiva, basta pensar que o sucesso do seu cliente também é o seu. Ou seja, conforme o cliente alcança bons resultados com o seu produto, significa que as compras vão continuar. Ainda é possível utilizar este processo para criar cases de sucesso ou usar como depoimento para seu site e provas sociais para novas negociações.

Por fim, para se destacar e ser um bom representante gráfico, nunca se acomode. Por isso, tenha em mente que você precisa estar atento a tudo que acontece no mercado. Busque novas formas para que você se mantenha relevante mesmo ao longo do tempo.

Procure sempre acompanhar este setor para conseguir enriquecer o seu conhecimento. Além disso, tente aprender com os erros e transforme-os em algo positivo. Portanto, agora que você sabe como ser um bom revendedor, coloque estas dicas em prática. Não esqueça que aos poucos você vai conseguir alcançar os seus objetivos e garantir mais vendas.

Gostou do conteúdo? Aproveite e acompanhe nossas redes sociais para ver mais dicas neste sentido! Acesse www.zapgráfica.com.br e saiba mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *