Quando se trata de técnicas de vendas, não faz sentido inventá-los. Afinal, seu cliente quer saber como sua solução pode realmente ajudá-lo a resolver o problema. E no mercado gráfico, não poderia ser diferente.
As técnicas de vendas ajudam a alcançar excelentes resultados no seus lucros. Com isso, saber gerenciar suas negociações e engajar clientes é um trabalho que exige o cumprimento de alguns requisitos, onde cada caso e suas especificidades são sempre avaliados. Boas técnicas irão ajudá-lo a tomar as melhores decisões e obter mais vendas.
Mas, o que são técnicas de vendas? Técnicas de vendas são mecanismos de negociação, acesso e diálogo que facilitam na negociação das vendas. O objetivo dessas técnicas é sempre dar uma impressão positiva do produto ou serviço para que você possa mostrar aos seus clientes que você tem exatamente o que ele precisa.
As técnicas são geralmente desenvolvidas para funcionar em diferentes cenários, o que as torna ainda mais precisas e satisfatórias nos resultados. Existem muitos fatores envolvidos nas vendas e cada cliente tem um nível de resistência maior ou menor. Portanto, cada técnica funciona de maneira diferente em determinadas situações na hora de fechar uma venda.
Confira o nosso último artigo: Descubra Agora Qual A Renda De Um Revendedor Gráfico
O que é um processo de venda e qual a sua importância?
Mas antes de falarmos das técnicas mais importantes, devemos enfatizar o que é vendas e a importância desse processo. Assim, fica muito mais fácil seguir com uma negociação e fechar mais vendas que vão realmente atender às necessidades do cliente.
Uma das coisas mais importantes é saber como é o processo de vendas sendo um revendedor gráfico. Basicamente, o processo de vendas refere-se às informações, técnicas e diretrizes que vão te orientar na conversa com seus clientes para concluir uma venda.
Conheça agora as técnicas mais importantes que podem ser aplicadas em todo o processo empresarial.
Conheça agora as 7 técnicas de abordagens de vendas para vender mais!
1. Mais que um produto gráfico, venda uma solução
Uma técnica de venda valiosa é vender ao lead uma solução, não apenas um produto ou serviço.
Por exemplo, se você está oferecendo um cartão de visita, em vez de apenas falar sobre suas características, foque no retorno e benefícios que seu cliente terá ao escolher tal material. Para fazer isso, você precisa conhecer bem os pontos de objeção do seu cliente e as suas necessidades. O que ele quer? Como meu produto ou serviço pode resolver esse problema?
Além disso, é mais fácil vender uma solução se você souber o que a torna diferente. Lembre-se: o produto ou serviço de um concorrente provavelmente tem os mesmos benefícios principais que o seu. Portanto, além de fornecer informações básicas, a tarefa do vendedor é encontrar algo que só a empresa oferece – pode estar relacionado a um produto, um serviço, uma forma de pagamento…
2. Saiba mais sobre os produtos que você oferece
Nossa primeira dica para entender o que são técnicas de vendas, na prática, é: conheça o produto ou serviço que você está vendendo como a palma da sua mão. Pode parecer bobeira, mas um cliente em potencial reconhecerá quando estiver conversando com um vendedor com experiência real.
Além de fornecer informações mais detalhadas sobre a solução, você terá mais segurança na negociação, apresentando argumentos autoexplicativos que podem modificar seus argumentos de vendas conforme o rumo da conversa.
3. Configure seu discurso de acordo com cada cliente
O que você prefere: ligar e ouvir um discurso preparado ou ouvir com atenção e sentir que realmente está participando da conversa?
Uma boa técnica é adaptar seu discurso de vendas às informações que você tem sobre o seu cliente. Além de usar as informações de contato existentes, você também pode fazer isso prestando atenção às suas respostas.
Afinal, nem todos os seus contatos sabem o mesmo sobre o seu produto ou serviço, e uma determinada linguagem pode ser mais adequada para alguns. Ao ouvir com atenção o seu cliente na hora da conversa, você pode ajustar sua abordagem de vendas, ajustar sua linguagem, focar em pontos e vantagens específicos, etc.
4. Tente abordar seus clientes em horários diferentes
Qual é a melhor hora para ligar u abordar meus clientes? É de manhã cedo ou é melhor depois do almoço? E se ele não responder, quantas vezes devo insistir? Esse tipo de dúvida é comum entre os revendedores. Mas não existe uma fórmula pronta: o melhor é tentar entender o que funciona melhor com seus contatos.
Anote esses detalhes, para registrar tudo e acessar facilmente as informações posteriormente. Além de adequar o atendimento a cada perfil de cliente, você pode organizar seus clientes em grupos com a melhor abordagem.
5. Interesse-se pelo que o seu cliente fala
As pessoas estão mais dispostas a fazer negócios com pessoas que conhecem e confiam. Faça essa conexão, mesmo que a negociação seja de curta duração. Converse com o comprador como amigo, mas sem forçar a intimidade. Mostre que você se preocupa com a satisfação dele, não com a venda.
Ao se apresentar, diga seu nome e esteja disponível para qualquer dúvida. Entenda por que o cliente está interessado em seu produto ou serviço e ofereça opções que você acredita que atenderão às necessidades desse cliente.
IMPORTANTE: Não foque no valor do investimento, mas sim na melhor solução. É melhor ter um cliente leal que faz bons negócios regularmente do que um cliente que faz uma compra valiosa, mas sai insatisfeito ou se sentindo enganado.
6. Use gatilhos mentais para incentivar a compra
Os gatilhos mentais devem fazer parte da lista das melhores técnicas de vendas. Isso porque são formas eficazes de influenciar o comportamento de compra do consumidor.
Como o nome sugere, os gatilhos mentais são argumentos utilizados durante uma apresentação de vendas, que têm como objetivo “evocar” determinados sentimentos no consumidor. Alguns desses sentimentos incluem:
- Urgência;
- Empatia;
- Confiar;
- Escassez;
- Prova social;
- Compromisso, etc.
No entanto, é importante ressaltar que os gatilhos mentais devem sempre ser utilizados de forma ética. Além disso, eles nunca devem ser associados a informações duvidosas ou falsas alegações. A ideia é especificamente persuadir e não manipular. São duas coisas bem diferentes, não é?
7. Desperte a curiosidade do cliente
Além de ouvir o consumidor, é importante chamar sua atenção e despertar sua curiosidade. Por exemplo, imagine que você está vendendo um panfleto. Dessa forma, oferecer uma amostra para testar seu material dentro do prazo legal pode ser uma estratégia bastante interessante.
Além disso, vale usar gatilhos mentais para aumentar as vendas. Aproveite os descontos por tempo limitado, faça uma oferta atraente, aproveite a prova social de outras pessoas que estão satisfeitas com seus serviços e mostre um pouco do que você tem a oferecer. Essa atitude pode aumentar as vendas e o interesse.
Bora colocar estas lições já na sua próxima venda? Então, fique ligado que aqui na Zap temos sempre conteúdos que agregam mais nos seus lucros como revendedor! Não deixe de acompanhar as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades da Zap Gráfica e do mercado.
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