Série acabamentos: 4 dicas para não errar no verniz localizado - Blog Zap Gráfica

Série acabamentos: 4 dicas para não errar no verniz localizado

A série acabamentos está de volta e dessa vez vamos falar de um dos acabamentos mais sofisticados para se trabalhar: o verniz localizado. Com ele é possível criar efeitos diferentes em cartão de visitas, panfletos, postais, entre outros materiais impressos.

Mas antes de apresentar as dicas, de como não errar no verniz localizado, vamos entender um pouco o que é verniz localizado e qual é a sua utilização.

Na verdade, o verniz UV (verniz ultravioleta) é uma camada de acabamento quase transparente, que dá ao material impresso um efeito plastificado, tanto visualmente quanto no toque.

Também é possível aplicar o verniz localizado tanto na frente quanto no verso do material, isso vai depender da necessidade e desejo do seu cliente.

Portanto, na criação é necessário que seja feita uma máscara em vetor somente preto em 100% (C: 0 M: 0 Y: 0 K:100) com os locais que deseja a aplicação do verniz.

Por isso, separamos quatro dicas perfeitas para você montar a sua arte e evitar refugos ou erros de impressão. Confira!

#Dica 1 – Respeite sempre o número de páginas do arquivo

Devido ao nosso processo de montagem automática, as artes para verniz localizado devem conter sempre o número correto de página, conforme exemplificado abaixo:

4 páginas: Aplicação de verniz frente e verso nas cores 4×0, 4×1 e/ou 4×4.

3 páginas: Aplicação de verniz somente na frente nas cores 4×4 e/ou 4×1.

2 páginas: Aplicação de verniz somente na frente nas cores 4×0.

Esteja ciente que a gráfica irá seguir exatamente o que foi desenvolvido e estruturado por você, por isso fique atento na hora do fechamento do seu arquivo.

#Dica 2 – Escolhe bem onde será aplicado o verniz localizado

Escolher o local que será aplicado o verniz é muito importante, pois essa parte ficará em destaque no material. Você pode destacar o logotipo, os dados, uma frase ou imagem.

Portanto, o mais importante é que o verniz NÃO deverá ser usado em áreas chapadas acima de 40% do tamanho do material. Veja no exemplo abaixo:

#Dica 3 – Faça a máscara perfeitamente encaixada com a arte

Um das dicas mais importante é com certeza essa, que o verniz encaixe perfeitamente na arte, pois o verniz será aplicado a partir da máscara, assim se estiver fora na hora da impressão ficará deslocado.

Entretanto, poderá ocorrer uma pequena variação de até 1mm no registro do verniz. Considere essa margem de erro e tenha ciência que não é possível garantir que a aplicação do verniz seja 100% exata.

#Dica 4 – Evite aplicação de verniz em pequenas áreas ou extremidades

Outra dica fundamental é tomar muito cuidado na aplicação de verniz em artes com detalhes muito pequenos ou linhas muito finas e próximas uma da outra. O verniz pode borrar e não sair detalhado como se deseja. Por isso, não garantimos serviços que contiverem:

– aplicação de verniz em fontes menores que corpo 6;

– fios de contorno com espessura menor 0.3 milímetros (inclusive fio mínimo);

– aplicação de verniz em áreas onde houver corte reto ou especial.

Não recomendamos a aplicação do verniz nas extremidades do cartão, pois poderá correr o risco de descascar na hora do refile ou mesmo durante a sua utilização.

Em nosso site, você encontra para download os gabaritos de todos os produtos com as instruções e informações necessárias para criar corretamente os seus arquivos e não errar na hora da impressão.

E então, agora ficou mais claro? Esperamos que sim! Mas se ainda ficou alguma dúvida deixe aqui nos comentários que teremos o maior prazer em poder te ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *