A teoria das cores é fundamental no marketing e sua influência tem relação com comportamento do consumidor. Desse modo, é importante ter conhecimento sobre a teoria das cores e como usá – la para nosso benefício. Assim, ao ter conhecimento sobre os seus significados é possível garantir o sucesso do trabalho gráfico. Dessa forma, desenvolvemos este conteúdo com diversas informações úteis para saber como aplicar a técnica.
Ficou interessado? Quer conhecer mais sobre a psicologia das cores? Acompanhe tudo a seguir!
Como funciona a teoria das cores
Antes de saber um pouco das cores e como elas podem interferir no material gráfico, é necessário saber sobre suas composições. Portanto, quando existe a combinação de cada matiz pode ocasionar novas sensações.Dessa forma a Matiz pretende diferenciar as cores, e por meio da teoria é possível saber como fazer estas combinações. Este processo é feito pela análise do círculo cromático. Entretanto, para compreender, confira alguns conceitos
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O que são cores análogas, complementares e triádicas
Cores análogas
As cores análogas estão próximas do círculo cromático e através da combinação permite uma uniformidade, calma e harmonia.
Exemplo de cores: verde, azul e roxo.
Cores complementares
As complementares ficam no lado oposto do círculo cromático. Com a combinação permite a sensação de força e equilíbrio.
Exemplo de cores: vermelho, verde, azul e o amarelo.
Cores triádicas
As cores triádicas permitem um trabalho mais arrojado e sua composição segue as vértices do triângulo no círculo cromático.
Exemplo de cores: azul, amarelo e o rosa.
Qual significado de cada cor?
Em um projeto gráfico na hora de fazer a combinação é preciso analisar alguns detalhes como, empresa, mercado e seus clientes. Além disso, ao ver a imagem com as cores, o cérebro recebe de forma diferente e permite que estas estimulem ações e reações diversas. Lembrando que no mundo todo o cores podem ter outro significado. Na América o preto é um sinal de luto, enquanto na Ásia isto pode ser representado pela cor branca. Para conhecimento veja as cores mais comuns e como elas podem intervir em um projeto gráfico.
Vermelho
O vermelho é uma cor quente e extremamente positiva. A cor intensa permite o estímulo das emoções, além de proporcionar a motivação. Normalmente a cor é usada para expressar o amor, a paixão, inclusive pode estimular o apetite.
O vermelho também é muito usado em restaurantes e lanchonetes. No entanto, quando aplicado em excesso pode trazer irritação, agitação e até raiva.
Exemplo: criar um senso de urgência e pode atrair consumidores impulsivos. A cor é vista em liquidações.
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Amarelo
O amarelo possui uma relação com a energia e o sol. Como a cor proporciona uma sensação de alegria e diversão, ela pode estimular a criatividade. A cor é uma forma de estimular o novo e pode facilitar a resolução de decisões, mas também proporcionar a impulsividade. Esta cor também permite o foco e estudo, assim como o armazenamento de dados. Como opção para a parte gráfica é comum o amarelo ser usado nas instituições de ensino.
Exemplo: para trazer uma clareza. A cor serve para prender atenção na vitrine.
Laranja
O laranja é uma cor que traz felicidade, além de ter relação com o calor na combinação com vermelho e com a alegria do amarelo. Para promover as sensações na mistura pode proporcionar uma emoção de rejuvenescimento.
Uma dica, assim como o vermelho, este tom também tem a capacidade de estimular o apetite. Como característica, muitos restaurantes utilizam esta cor na decoração para proporcionar um ambiente sutil. Além disso, sua aplicação possibilita interação social e a comunicação.
Exemplo: tem relação com uma marca amigável, alegre e confiante. Serve também para chamar atenção.
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Verde
O verde tem sua ligação com a natureza e desenvolve um equilíbrio e harmonia. Ainda este tom traz a renovação e faz com que as energias sejam tranquilizadoras, o que pode funcionar no combate ao estresse. Devido a esta característica é natural ver a cor nos estabelecimentos da área de saúde. Já ao usar o verde-escuro garante uma relação com dinheiro, riqueza e o prestígio, algo diferente do tom mais claro, que possui relação com a saúde e frescor.
Exemplo: tem relação com saúde e dinheiro. Pode ser aplicado nas lojas para relaxar o cliente. Ainda a cor serve para promover a questão ambiental.
Azul
O azul favorece a confiança, responsabilidade, lealdade e honestidade.
Mas estas não são as únicas sensações que a cor possibilita para o usuário. Por isso, o tom permite a tranquilidade e privacidade. Ainda a cor garante a segurança, o que favorece a persistência e determinação. No mundo corporativo é uma excelente escolha, além de ser usado para os conservadores de negócios, assim como as companhias de seguros, bancos, entre outras empresas. Dessa forma, ao aplicar esta cor alavanca a confiança e seriedade.
Exemplo: criar um senso de segurança, confiança e estimula a produtividade.
Preto
O preto já possui sua ligação com o oculto e o desconhecido. Com este aspecto permite criar um toque de mistério. Conforme a psicologia das cores a cor pode significar poder, segurança e controle. Por fim, ao utilizar=lo é possível transmitir uma sensação de elegância, sofisticação e confiança, porém também está ligada ao luto.
Já ao ser aplicada na identidade visual, esta pode ser usada em qualquer negócio. Nesse sentido, devido ao aspecto neutro, quando acompanhada com outra cor, permite conduzir sua interpretação.
Exemplo: pode trazer força e autoridade, além de ser intimidante. O ideal é usar com outra cor para despertar uma sensação.
Inspiração nas marcas do mercado
Hoje as cores são usadas e influenciam a identidade de diversas marcas. Com isto, ao verificar os logotipos das empresas é notório o padrão cromático e como estas seguem a psicologia das cores. Nesse sentido, para deixar nossa explicação acima mais simples, vamos trazer alguns exemplos bem conhecidos no mercado.
- No ramo de alimentação temos marcas como McDonald’s, Burger King e Outback, que usam o vermelho e o amarelo.
- No ramo de seguradoras temos o Porto Seguro e Liberty que desejam a segurança, portanto, utilizam o azul.
Ao usar as cores certas é possível despertar efeitos nos consumidores e estimular as áreas do seu cérebro. Por isso, apenas com este jogo de cores as grandes marcas têm capacidade de influenciar seu público alvo por meio da combinação certa. Agora que você entende um poucos sobre o significados das cores e como elas combinam, é possível criar um trabalho gráfico. Com o conhecimento vai ser mais fácil escolher a cor adequada.
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