Este ano está sendo cheio de novidades, mas ele não para por aí. Levando em consideração que as pessoas vêm utilizando mais os meios digitais, parece não haver motivos para investir em produtos gráficos para as eleições 2024.
Porém, as mídias tradicionais, como os materiais impressos, são insubstituíveis para trazer mais personalização e contato próximo entre os candidatos e eleitores e por isso, ainda levam a maioria dos investimentos e são a preferência do público.
Além disso, em uma campanha eleitoral, os candidatos precisam mostrar suas propostas de trabalho, utilizar estratégias para chamar atenção para si, ganhar visibilidade e, dessa forma, convencer o público a digitar seu número na urna.
Portanto, é bastante comum os partidos e candidatos recorrem ao uso de materiais gráficos como forma de divulgação, pois eles facilitam a comunicação com os eleitores, além de contribuir para a formação ou fortalecimento de uma imagem pública favorável.
Continue lendo este artigo e confira!
Conheça os produtos gráficos para as eleições 2024 mais procurados do mercado
Adesivos microperfurados | Para-brisa e Para-choque
O adesivo microperfurado é prático e bastante utilizado durante a campanha eleitoral, pois possui uma ótima durabilidade. Além disso, são excelentes na divulgação do número e nome do candidato. Basta abusar da criatividade, desenvolver uma arte bem atrativa e estimular os eleitores a colarem no vidro e para-choque de veículos, causando grande visibilidade.
Banners Personalizados
Com impressão em alta resolução, os banners oferecem uma qualidade visual impressionante, capaz de atrair a atenção do público e transmitir a mensagem da campanha de forma clara e impactante. Dessa forma, seja em eventos, comícios, carreatas ou mesmo em espaços públicos estratégicos, os banners se destacam como uma forma eficiente de alcançar inúmeros eleitores.
Além da qualidade visual, os banners personalizados também oferecem a vantagem do baixo custo. Assim, em comparação com outras formas de propaganda, como comerciais de televisão ou anúncios em jornais, os banners são uma opção acessível, permitindo que os candidatos maximizem o alcance de sua mensagem sem comprometer o orçamento da campanha.
Praguinhas Personalizadas
Muito utilizado entre os candidatos, os adesivos podem ser distribuídos aos eleitores e procuram lembrar o nome, partido, número, slogan de campanha e foto do candidato que pretendem votar. Por isso, no caso dessas eleições, os cargos disputados são para prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.
Santinhos Personalizados
Considerado um dos produtos gráficos para as eleições 2024 mais tradicionais, o santinho (panfleto) é uma propaganda com informações mais simples, como nome, número e pequenas propostas de campanha eleitoral. Portanto, ele é um impresso mais barato, o que pode facilitar o investimento. Além disso, o santinho é um dos mais utilizados meios de divulgação nas eleições.
Ventarolas e Viseiras Personalizadas
As ventarolas e viseiras são ótimas opções de produtos gráficos para eleições 2024 e podem ser distribuídas durante comícios, reuniões eleitorais, passeatas e carreatas. Dessa forma, o ideal é que o produto tenha foto do candidato, número de votação e partido ou coligação partidária.
Jornal Personalizado
Os jornais costumam ser utilizados para anunciar as ações realizadas em mandatos anteriores, apresentar projetos futuros e os benefícios que o candidato trará para a comunidade. É um material completo! Assim, o ideal é que o conteúdo seja recheado por imagens, destaque nos títulos e curtas reportagens com o perfil do(a) candidato(a).
Folders e Mala Direta
Muitos candidatos aderem aos folders e Mala Direta como ferramenta para divulgar candidaturas, compartilhar ideias, apresentar propostas de campanhas, pois servem para estreitar o relacionamento entre candidatos e eleitores. Em relação a conteúdo, ele é o meio-termo entre o panfleto e o jornal. Além disso, eles possuem um baixo investimento e ótima qualidade de impressão.
Cartazes Personalizados
Os cartazes possuem impressão em alta resolução e são ideais para auxiliar na divulgação da campanha eleitoral. Por isso, esses produtos oferecem uma ótima qualidade e baixo custo, sendo um dos materiais mais utilizados e recomendados para propaganda política.
De acordo com a novas regras, é PERMITIDO em imóveis particulares, independe de obtenção de licença municipal e de autorização da Justiça Eleitoral, a fixação de faixas, placas, cartazes, banners, pinturas ou inscrições, desde que não excedam a meio metro quadrado não contrariem a legislação eleitoral.
Colinhas Personalizadas
As colinhas personalizadas costumam ser um dos produtos mais buscados das eleições. Isso porque, sua personalização permite que a mensagem da campanha seja transmitida de forma clara e direta, com informações importantes sobre o candidato, seu partido e suas propostas.
Outro benefício das colinhas personalizadas é sua durabilidade. Feitas com materiais resistentes, como papel adesivo de alta qualidade, elas têm uma vida útil prolongada, garantindo que a mensagem da campanha permaneça visível por mais tempo.
Cartões de Visita
Os cartões de visita proporcionam uma forma tangível de apresentação, permitindo que os eleitores tenham em mãos informações importantes sobre o candidato, seu partido e suas propostas. Essa interação direta ajuda a construir uma conexão mais sólida e memorável com o eleitor.
Outro benefício dos cartões de visita personalizados é sua capacidade de transmitir uma imagem profissional e confiável. Com um design cuidadosamente elaborado e informações bem organizadas, os cartões de visita ajudam a estabelecer uma impressão positiva e duradoura junto aos eleitores.
Além disso, os cartões de visita são uma opção acessível, permitindo que os candidatos maximizem o alcance de sua campanha sem comprometer o orçamento. Com um investimento relativamente baixo, é possível produzir uma grande escala de cartões e distribuí-los amplamente entre os eleitores.
Adesivos
Feitos com materiais resistentes e de alta qualidade, eles têm uma vida útil prolongada, garantindo que a mensagem da campanha permaneça visível por um longo período, mesmo após a aplicação.
Além disso, os adesivos personalizados são uma opção acessível para os candidatos, permitindo que eles maximizem o impacto de sua campanha sem comprometer o orçamento.
Wind Banner
O Wind Banner é um banner portátil, um tipo de bandeira personalizada com haste giratória. Este produto é personalizado. Ele expõe a marca de forma diferenciada, atrai a atenção, tem um alto poder de persuasão além de ser uma excelente escolha para ações de campanhas eleitorais. O Wind banner já possui tamanho e formatos diferenciados. Essas características, associadas ao seu movimento com o vento, resultam em uma propaganda de grande visibilidade.
Além disso, a alta resistência e durabilidade dos Wind Banners, fazem com que eles acompanhem os dias do seu negócio durante bastante tempo gerando uma economia de tempo e dinheiro significativos.
O Que Pode E Não Pode Ser Feito Na Propaganda Eleitoral
Além do período para propaganda, o TSE também regulamenta o que pode e não pode ser feito na propaganda eleitoral. As regras variam conforme o tipo de campanha (paga, gratuita, distribuição de material gráfico, comícios, passeatas, etc.).
Pensando nisso, resolvemos elaborar um infográfico com as principais regras da campanha eleitoral 2024 com foco em materiais gráficos.
O que pode ser feito
1 – Propaganda com adesivo em carros, bicicletas e janelas, desde que não ultrapasse o tamanho de 0,5m² (deve ser espontânea e gratuita);
2 – Uso de bandeiras, cavaletes e banners em vias públicas, desde que sejam móveis que não prejudique o trânsito de pessoas e veículos;
3 – Colocação de mesas para distribuição de material impresso de campanha (de 6h às 22h);
4- Distribuição de folhetos, adesivos, santinhos (tamanho máximo de 50cm x 40cm) e outros materiais impressos de responsabilidade do candidato, partido ou coligação;
5 – Colagem de adesivos microperfurados em veículos, desde que sejam a extensão total do para-brisa traseiro ou no tamanho máximo de 50cm x 40cm;
6 – Manifestação discreta e silenciosa do eleitor no dia das eleições (bandeiras, adesivos e broches).
O que não pode ser feito
1 – Afixar qualquer tipo de propaganda eleitoral em postes, sinais de trânsito, viadutos, jardins, árvores, muros, cinemas, clubes, lojas comerciais, templos, ginásios, bancas de revista (mesmo que sejam de propriedade privada);
2 – Fazer boca de urna e divulgar propaganda política no dia das eleições;
3 – Propaganda de qualquer tipo em veículos que prestam serviços públicos, como ônibus de serviços coletivos e metrô;
4 – Confecção, uso e distribuição de brindes como camisetas, chaveiros, bonés, cestas básicas ou outros bens que possam dar alguma vantagem ao eleitor;
5 – Usar na propaganda: símbolos, frases ou imagens que sejam parecidas com as usadas por órgãos do governo;
6 – Espalhar santinhos em vias públicas próximas aos locais de votação na madrugada do dia da eleição.
DICA BÔNUS: Regras da campanha eleitoral de materiais impressos
- Deve-se constar o número de inscrição no CNPJ ou CPF do responsável (gráfica) e de quem encomendou a impressão (É PROIBIDO O USO DO CNPJ DA ZAP GRÁFICA).
- A numeração da tiragem também deve constar no material distribuído.
- Podem ser distribuídos até às 22 horas do dia anterior ao da realização das eleições 2024. Não é preciso pedir autorização prévia.
- Além disso, tem de informar todos os partidos que compõem a coligação e devem exibir os nomes dos candidatos a vice em tamanho mínimo de 30% do nome do titular.
Gostou do conteúdo? Entre no site e siga-nos nas redes sociais para ficar receber todos os nossos conteúdos:
Deixe um comentário