Conheça os mandamentos da arte e evite erros no material gráfico
Os 18 mandamentos da arte que evitam erros no seu material gráfico

Conheça os mandamentos da arte e evite erros no material gráfico


Se você é designer, trabalha com arte ou costuma trabalhar com impressões em parcerias com gráficas, sabe o quão importante é seguir os parâmetros corretos para garantir a qualidade do material gráfico. Pensando nisso, preparamos aqui uma seleção dos 16 mandamentos da arte que evitam erros no material gráfico para ajudar você a andar pelo caminho do conhecimento e da luz e nunca mais cometer nenhuma falha nas suas impressões. Confira!

O nosso objetivo é facilitar a sua vida. Saiba 6 funções facilitadoras da Zap Gráfica para os seus serviços


1- Respeite as margens de segurança sempre

As margens de segurança são as áreas definidas para assegurar que o texto ou as imagens do seu material gráfico não seja prejudicado no corte. Ela tem esse nome exatamente porque asseguram que a produção ocorra como o esperado. Atualmente, as gráficas utilizam meios modernos de produção, com corte digital, a laser etc., não mais com métodos manuais e mecânicos. E, por isso, consideram esse espaço da margem para a segurança do corte. Lembre-se sempre deste primeiro mandamento. Respeitar as margens de segurança é fundamental para garantir a qualidade e corte adequado do seu material.


2- Respeite sempre a posição do batente para frente e verso


O batente é a indicação que determina qual é a frente, o verso e a orientação da sua arte na hora da impressão. Quando a posição do batente não é respeitada, há o enorme risco das suas impressões serem feitas ao contrário ou de ponta-cabeça. O batente também é conhecido como cabeça da arte. O ideal é sempre enviar as artes “Pé com Pé”, ou seja, batente da frente alinhado com o batente do verso. Para isso, siga sempre o gabarito de arte indicado pela gráfica. Respeitando a posição do batente, seu material será impresso como você idealizou.

3- Converta todas as fontes em curvas

Os 18 mandamentos da arte que evitam erros no seu material gráfico

Para a fonte escolhida para as suas impressões, lembre-se sempre de converter as fontes em curvas. Fazer esse processo evite que as fontes fiquem diferentes das utilizadas na arte de origem ou que sofram sobreposição. No Corel, o atalho para isso é o Ctrl+Q e no Illustrator o atalho é Shift+Ctrl+O. Caso tenha dúvida, lembre-se sempre de consultar o gabarito disponibilizado pela gráfica.

4- Use somente o preto 100% na fonte


Para que não ocorra nenhum tipo de alteração na impressão do seu material, sempre utilize fontes em preto 100%, com a definição CMYK de C: 0%, M: 0%, Y: 0% e K: 100%. Nunca utilize preto composto, com composição.

EX.: CMYK de C: 100%, M: 100%, Y: 100% e K: 100%.

Dessa forma, você garante que a cor e definição das letras saiam como esperadas na impressão. Caso tenha qualquer tipo de dúvida nas configurações, consulte o gabarito da gráfica e evite imprevistos.


5- Nunca use o preto composto em um serviço.


Quem quer ter a surpresa de receber uma impressão manchada? Ninguém, certo? Então, se você quer evitar que seu serviço saia com possíveis manchas na hora da impressão, nunca utilize preto composto, com composição CMYK.

EX.: de C: 100%, M: 100%, Y: 100% e K: 100%.

Se quiser calçar o preto envie nas configurações – C: 25%, M: 25%, Y: 0% e K: 100% . Fique atento e lembre-se sempre de conferir corretamente o editor de preenchimento antes de fechar a arte e enviar para a gráfica.

Não sabe como escolher aquela imagem? 6 passos de como escolher imagens de qualidade para o material impresso


6- Jamais use letras muito pequenas com corpo inferior a 6

Os 18 mandamentos da arte que evitam erros no seu material gráfico

Usar letras muito pequenas, com corpo inferior ao tamanho 6 pode prejudicar o traço e qualidade de impressão do serviço. Isso porque letras com corpo muito pequeno pode sofrer com entupimento de tinta, e deixar o material com mau aspecto e até mesmo ilegível. Portanto, procure diagramar o texto de forma que não seja preciso trabalhar com fontes tão reduzidas.

7- Nunca prometa a cor idêntica para o seu cliente


Cada monitor tem uma calibragem de cores diferente, pois isso o tom das cores podem variar, inclusive, bastante. As gráficas rodam as impressões com base em uma grade cooperada. Dessa forma, pode haver uma variação de até 10% entre os tons. Por isso, sempre ressalte essa informação com o seu cliente e nunca prometa a cor exata.


8- Sempre converta em padrão CMYK as imagens e preenchimentos


O preenchimento das imagens sempre deve ser convertido em CMYK 300dpi antes de ser convertido em PDF. Quando isso não é feito antes de enviar a arte, o material fica sujeito a sofrer alterações de cor e até não ser impresso por falta de reconhecimento de cor pelas impressoras.


9- Sempre respeite o modelo de PDF usado pela gráfica


Se no gabarito da gráfica estiver especificado que o formato de arquivo deve ser PDF / X-1A, essa especificação precisa ser respeitada, pois esse é o padrão do CTP de impressão da gráfica.Outros formatos podem não ser compatíveis e, inclusive, impedir as impressões. Por isso siga sempre as recomendações do gabarito da gráfica.


10- Lembre-se sempre de que alguns efeitos costumam causar problemas


Tenha muita atenção aos efeitos de lentes, sombras, degradês e imagens importadas em RGB. Como falamos anteriormente, preenchimentos e imagens devem sempre ser convertidos em CMYK 300 dpi antes de serem salvas em PDF para garantir a maior fidelidade possível na hora da impressão dos materiais gráficos.

11- Sempre se atente às orientações para o uso de tons de cinza

https://www.youtube.com/watch?v=Jc-pL5O_X4U


Em trabalhos do tipo 4×1, sempre enviar o verso em tons de cinza, nunca em preto chapado 100% e branco. Ao utilizar o preto chapado, não os tons de cinza, você pode causar manchas ou decalques no material ao imprimir. Fique atento a este detalhe.


12- Serviços com tamanho menor que o padrão da Zap


Quando o seu serviço for menor que o padrão  da Zap , lembre-se de seguir nosso gabarito para evitar erros no corte do material gráfico. Deixe as marcas de corte indicadas na primeira página do arquivo para delimitar na hora da impressão.

Uma boa conversa gera bons negócios. Profissão freelancer: 6 técnicas de negociação para começar agora


13- A Zap Gráfica não cancela serviços enviados


Devido ao nosso rápido prazo de produção, uma vez que os arquivos são enviados, não é possível cancelar a produção. Pois, para garantir nossos ótimos prazos de entrega, assim que recebemos a arte, ela já entra diretamente em nossa linha de impressão. Por isso lembre-se de conferir todas as especificações do projeto antes de enviá-lo. Isso é um mandamento muito importante para garantir a qualidade e rapidez nas entregas.


14- Artes com verniz local frente e verso sempre devem ter 4 páginas


A Zap utiliza um processo automático de montagem de impressão, por isso as artes com verniz deve sempre ter 4 páginas, sendo na seguinte sequência: frente da impressão, máscara de verniz da frente, verso da impressão e máscara de verniz do verso. Fique atento a esses detalhes essenciais  para a qualidade da aplicação do verniz na sua arte.


15- Sempre tome os devidos cuidados com serviços de arte com faca


Quando o seu arquivo tiver uma faca especial para corte, ela deve sempre vir determinada na última página do arquivo enviado para a gráfica. Além disso, lembre-se sempre de seguir as especificações do gabarito indicado pela gráfica.


16- Fique atento aos formatos de faca escolhidos


Procure não utilizar formatos de faca muito complexos, com muitas curvas acentuadas ou áreas vazadas, pois pode comprometer a qualidade e causar danos ao material gráfico.

Gostou dos nossos 18 mandamentos da arte para evitar erros nos materiais gráficos? Então, compartilhe nas redes sociais com aquele amigo designer que precisa ver essas dicas preciosas! Acesse www.zapgrafica.com.br e venda mais com a gente.

banner-cadastre-se-na-Zap

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *