As promoções são um dos recursos mais versáteis que empresas e profissionais autônomos usam para atrair clientes, aumentar as vendas de produtos, promover a marca, etc. Porém, se você deseja fazer promoções e atrair clientes sem ter prejuízos vendendo produtos gráficos, este artigo é para você.
Uma das estratégias mais utilizadas no varejo é a promoção. Isso ajuda a liberar estoque, ganhar dinheiro extra com itens de baixa demanda, atrair a atenção do cliente e, claro, gerar mais vendas. Uma coisa é certa, a estratégia realmente funciona, independentemente se você como revendedor revende online, possui uma loja física, ou ambas.
Portanto, empreendedores conscientes, assim como temos a certeza de que você é, devem realizar promoções interessantes que beneficiem tanto a valorização dos seus serviços quanto a satisfação dos seus clientes.
E neste artigo, vamos te explicar como fazer um bom planejamento para fazer promoções e atrair clientes sem ter prejuízos, oferecendo o que há de melhor em produtos gráficos e sem riscos. Boa leitura.
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Estude bem o seu público-alvo e no que ele realmente se interessa
Estude cuidadosamente seu público e saiba o que eles querem. O principal segredo para uma oferta com bons retornos é garantir a satisfação do consumidor. Portanto, o primeiro passo para promoções e atrair clientes sem ter prejuízos, é conhecer seu público. Na verdade, esse conhecimento é essencial em todas as etapas do negócio.
Lembre-se de que a abordagem que você terá com seus clientes é diferente quando se trata de vendas e descontos. Portanto, você tem opções diferentes. Se você estiver trabalhando em um nicho com clientes com preferências muito específicas, pense em promoções direcionadas para chamar a atenção deles. Se o seu público-alvo é amplo, você vai precisar fazer um pouco mais de pesquisa.
Como definir os objetivo da promoção para oferecer aos clientes
O objetivo das promoções nem sempre é aumentar as vendas. As possibilidades são muitas e assim, é possível escolher e estudar o melhor objetivo para colocar em prática. Dessa forma, separamos aqui outros possíveis destinos são:
Aumento de Vendas: Uma meta típica de quem deseja aumentar suas vendas. Atrair mais clientes aumentará as vendas da sua loja. Também é uma boa ideia pensar em maneiras de aumentar o ticket médio, ou seja, o quanto cada cliente gastou com você.
Queimar estoque: Nesse caso, as vendas também aumentarão. Para fazer isso, você precisa descobrir quais produtos estão acabando no estoque e quanto você pode aplicar de desconto. O lucro, neste tipo de situação, é secundário aqui. Não aplique descontos muitos altos, pois, ao invés de ajudar a limpar o seu estoque, você pode acabar tendo prejuízos.
Ganhar audiência e relevância nas redes sociais. Aqui, o foco é gerar engajamento e não conversões. Por isso, é ideal para chamar a atenção com, por exemplo, ideias ousadas ou produtos inovadores de forma criativa e viral.
Quais canais Online e Offline devo divulgar as promoções e atrair clientes sem ter prejuízos?
Use o conhecimento que você tem sobre seu público-alvo para descobrir onde ele está e a melhor maneira de falar com ele e oferecer as promoções. De forma geral, as redes sociais são agora um canal absolutamente obrigatório para revendedores.
Por isso, se você tem um negócio físico como uma gráfica, mas possui perfil nas redes sociais e um site para compras, sabe que estes canais são altamente indicados para oferecer produtos gráficos, lançamentos e claro, divulgar as promoções.
O WhatsApp também pode ser muito interessante para reforçar as divulgações. Não é apenas um canal de comunicação, mas também, um canal de distribuição com direito a ferramentas de pagamento e tudo mais. Para lojas físicas, o WhatsApp Business é ideal para divulgar cupons e catálogos podem parecer desatualizadas, mas ainda funcionam.
Mas e as mídias offline? Bom, você como bom revendedor que é sabe mais que ninguém quais produtos gráficos são indispensáveis para a divulgação. Produtos como, WindBanner, panfletos, faixas e banners, chamam a atenção e são impressos que ganham visibilidade do público graças ao seu impacto visual.
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Os tipos de promoções mais valiosos para aumentar suas vendas no mercado gráfico!
Aprenda como promover para atrair clientes. Agora que já abordamos a importância dessas ações, vamos dar uma olhada em algumas ideias e dicas para implementá-las nas suas vendas de produtos gráficos.
1. Desconto no pagamento à vista
A simples ideia de oferecer descontos à vista compensa de duas maneiras. Primeiro, atrai a atenção de clientes que podem ficar tentados a comprar porque veem nisso uma oportunidade de economizar dinheiro. Em segundo lugar, cobre o custo das vendas parceladas, cobrando taxas diferenciadas para parcelamento e à vista. Nesse caso, você realmente só precisa cobrar um preço um pouco mais alto pelos itens de seu interesse.
2. Use os desconto em reais (não percentual)
Qual consumidor se recusa a pagar menos? Nem que seja R$ 5,00, R$ 10,00 ou R$ 20,00. Quando você anuncia um corte de preço como esse, os clientes se concentram no valor agregado que obtêm ao comprar o produto com desconto.
3. Ofereça brindes promocionais
Este é um método clássico para atrair e fidelizar clientes e que ainda funciona muito bem. Oferecer um brinde incentiva as compras porque diferencia você dos concorrentes que vendem o mesmo produto por um preço semelhante. Exemplo, se o seu cliente compra produtos para eventos um brinde pode até ser uma surpresa. A experiência do cliente ao abrir um pacote e encontrar mais do que comprou é extremamente satisfatória e fideliza.
4. Programa de fidelidade
Os programas de fidelidade são uma estratégia particularmente útil para quem vende com certa recorrência produtos e serviços. Consiste em oferecer vantagens aos clientes para que eles voltem a comprar de você. Também pode ser utilizado em outros modelos de negócios como barbearias, restaurantes e lava-rápidos.
5. Cupons de desconto
Este é um formato de publicidade clássico que voltou nas redes sociais. Oferecer cupons e códigos de desconto não apenas aumenta as vendas, mas também pode conectar as pessoas à sua empresa. É por isso que os cupons funcionam de forma tão eficaz quando promovidos por influenciadores.
6. Descontos progressivos
Descontos escalonados ajudam a aumentar o ticket médio. Porque quanto mais os clientes compram, mais eles economizam. Isso o motiva a comprar de você tudo o que precisa, em vez de procurar tudo em outras lojas.
7. Frete grátis
Este é um chamariz muito poderoso para vendas online. Assim, altas taxas de envio levam a altas taxas de abandono e abandono do carrinho. Se você mostrar que o frete é grátis (mesmo que não consiga comprar o item por um preço especial), o cliente é incentivado a comprar.
8. Sorteios
As recompensas de mídia social são uma ótima maneira de atrair novos clientes, presenteá-los e criar relacionamento. No entanto, é importante ter regras bem definidas para que tudo dê certo.
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