Acabamentos gráficos: Quais são os 4 tipos de dobras e como usá-los

Os acabamentos gráficos são fundamentais na hora de produzir suas peças impressas. Com a escolha certa é possível apresentar ao cliente o material adequado. No entanto, para definir os acabamentos gráficos são necessários conhecimentos sobre suas diversas formas e meios de utilização.

Para criar um impresso perfeito é preciso ter conhecimento sobre o seu acabamento e claro, as dobras. Geralmente os itens impressos exigem um volume maior de texto e imagem. Logo estes são dobrados para que não ocupe tanto espaço. Diante disso, é preciso saber quais são os principais tipos de dobra usadas e a forma ideal para o seu impresso. Pensando nisso, organizamos no texto a seguir as principais informações, confira.


Não deixe de ler o nosso último artigo sobre. Lucre mais na volta às aulas com 7 dicas de produtos gráficos


4 dobras para acabamentos gráficos

Antes de iniciar nossa lista é necessário ter conhecimento que no mercado existem várias opções de dobra. No entanto, algumas são as preferidas e mais comuns, como a sanfona e a dobra carteira. Para os papéis maiores existem as dobras em cruz e as dobras de cruz sanfonadas e em carteira. As menos usadas são as dobras em janela e a enrolada. Lembrando que cada dobra deve ser aplicada em um tipo específico de impresso.

De qualquer forma esta parte de produção é importante, pois, garante que o material impresso tenha uma melhor qualidade. Além disso, permite destacar melhor sua aparência, proporcionando um requinte na produção. O acabamento consegue transformar um papel impresso em um cartão ou folheto extremamente elaborado e destacado.

Contudo, na definição do acabamento é preciso ter alguns cuidados, pois, a escolha aleatória não permite um resultado satisfatório. Ou seja, ao definir errado o acabamento pode influenciar a impressão e a arte, além de interferir na qualidade e garantir uma baixa satisfação no resultado. Diante disso, veja alguns tipos de acabamentos mais usados e onde estes podem ser aplicados. Acompanhe a seguir!


#1 Sanfona

Acabamentos gráficos: Quais são os 4 tipos de dobras e como usá-los


A dobra em sanfona também é chamada de zigue-zague. Neste tipo de acabamento é possível ter uma acomodação em maior número das informações no mesmo papel, na qual pode ser dobrado paralelamente ou em duas, ou mais vezes. Diferente da dobra simples com face interna e externa (4 páginas) a sanfona aumenta as possibilidades da frente e verso do material e o número de páginas. Este tipo de dobra é ideal para programações de espetáculos e eventos, informativos de promoções e folders para o seu público no geral.


#2 Folder ou carteira

Acabamentos gráficos: Quais são os 4 tipos de dobras e como usá-los


Este tipo de dobra é parecida com a dobra sanfona, porém, ao invés de ser dobrada em três de forma sanfonada, a dobra segue em duas pontas que vão para o meio como uma carteira. Neste tipo de dobra é possível um grande número de informações, inclusive estas podem ser apresentadas de forma gradativa para o leitor. A dobra folder ou carteira é indicada para cardápios, programas ou divulgações, em geral, que necessitam de grande volume de dados. Outro exemplo é que esta pode ser usada para criação de cadernos na área editorial o que permite um maior uso da folha de papel.


#3 Cruz

Acabamentos gráficos: Quais são os 4 tipos de dobras e como usá-los


Na dobra em cruz, o papel precisa ser dobrado na horizontal e na vertical. Este tipo é quando o papel está completamente aberto e o desenho da sua dobradura é uma cruz ao centro do meio do papel. Este modelo pode ser usado para impressos que necessitam de uma imagem maior. Em exemplo, para a divulgação de um apartamento, condomínio, ou empreendimento. Além disso, é válido usar esta dobra para as programações de eventos e feiras. Por fim, também pode ser aplicada em cartilhas, folhetos, ou panfletos com grande número de informações.


# 4 Central

Acabamentos gráficos: Quais são os 4 tipos de dobras e como usá-los


Este tipo de dobra é muito comum e também é conhecida como dobra simples ou dobra ao meio. De forma direta o processo ocorre no centro do material, resultando em duas partes que são iguais em ambos os lados. A sua aplicação pode ocorrer em tamanhos menores ou maiores. O ideal é que a forma seja conveniente para a leitura, assim é muito comum utilizar em convites, cardápios de restaurante, divulgações de promoções e etc.


Isso também vai te interessar. Designer Gráfico: Saiba a diferença entre arte e conceito em 7 passos


Dica: Dobras extras para acabamentos gráficos


Dobra tipo leque

A dobra tipo leque é usada em materiais promocionais e pode ser aplicada várias vezes paralelamente no sentido horizontal do papel. Neste formato a abertura é como um leque que permite a exibição do conteúdo impresso. Devido ao design diferenciado é possível criar materiais singulares e extremamente criativos. Quando a dobra é bem aproveitada permite uma formatação diferente das imagens e oferece uma impressão de movimentar o papel quando este é aberto ou fechado.


Dobra cruz carteira

Acabamentos gráficos: Quais são os 4 tipos de dobras e como usá-los

A dobra em cruz no estilo de carteira é aplicada no mercado editorial. Geralmente sua produção é usada para cadernos de 8 páginas, pois, oferece um grande volume de conteúdo e ocupa pouco espaço. Ainda esta permite ter um detalhamento da programação de eventos como nos congressos e feiras.


Dobra em cruz sanfona


Com a união destes dos dois tipos, resulta na dobra em cruz sanfona. Esta é feita em uma dobra paralela de forma assimétrica com formato zigue-zague ou em dobra francesa. É bastante usada na produção de cadernos de quatro páginas (não refilados) na área editorial. Para garantir um maior volume das páginas permite a encadernação do material.


Dobra em janela

A dobra janela é apresentada em uma folha de quatro faces na qual as duas abas precisam ser dobradas para dentro, assim junta-se a lombada, porém, elas não se sobreponham. Neste caso, às duas partes simétricas se abrem para mostrar um conteúdo em um espaço maior. Sua aplicação ocorre em revistas, já que o objetivo é ter um espaço para apresentação da foto. Ainda é comum em apresentações formais e para dar ênfase aos produtos e serviços.

Dobra enrolada

Neste tipo a dobra enrolada é menor e pode ser progressiva e dobrada ao meio. Inclusive esta pode ser chamada de dobra irregular, pois, não centraliza as dobras, como nas outras. De qualquer forma, esta permite um design original e pode ser usada em folhetos.

Não deixe de ler também. Conheça 3 bons motivos para ser um revendedor gráfico de sucesso


Como sinalizar as dobras na impressão

Acabamentos gráficos: Quais são os 4 tipos de dobras e como usá-los


Agora que você conhece um pouco sobre as formas das dobras é necessário saber qual a maneira de sinalizar para enviar para impressão. A dobra é o acabamento que permite a mudança do formato do papel impresso. Em uma dobra simples, a folha no tamanho A3 no formato fechado pode transformar em uma folha A4. Devido a isto é necessário ter uma sinalização da sua existência ao enviar o material para a impressão.

O recomendado é que a dobra precisa ser indicada no material através dos traços pontilhados.


Margem de segurança

Além disso, todo material que possui dobras ou outros acabamentos precisam ser sinalizados. Neste caso é preciso dar atenção às margens de segurança de todo conteúdo (textos, ilustrações e etc.). Ou seja, quando a máquina faz uma dobra esta pode ter uma variação de 2 a 3 milímetros lateralmente.

Quando não existe a margem de segurança, o texto pode ser cortado. O indicado é ter pelo menos 5 milímetros de margem de segurança, além de fazer testes prévios com a dobra a mão para que tudo saia correto.


Vinco nos materiais grossos

Por fim, outra dica é reforçar a dobra do material chamado de vinco. Esta é indicada para os papéis que apresentam uma gramatura mais alta, pois, permite uma maior resistência. Neste caso é possível que os materiais se quebrem quando a dobra é feita. No geral é preciso escolher a dobra certa, porém, isto requer atenção e tempo para garantir um material de qualidade.

Através das informações que apresentamos fica mais fácil produzir o seu trabalho gráfico e entregar qualidade para o seu cliente. Gostou de nossas dicas? Aproveite e acompanhe nossas redes sociais para ver mais novidades deste tipo! Acesse www.zapgráfica.com.br.


  1. Excelente! Conhecimento leva a perfeição, muito bom o conteúdo sobre as dobras, agora já tenho mais confiança quando o cliente quiser algo mais elaborado e com as dobras, os 5mm de margem eu já fazia por pura intuição, mas agora tenho a cereza do que fazer. A ZAP realmente é parceira conosco!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>