Série Acabamentos: saiba o que é faca de corte especial - Blog Zap Gráfica

Série Acabamentos: saiba o que é faca de corte especial

A Zap Gráfica divulgará no blog, a partir deste mês, uma série de artigos para apresentar os mais diversos tipos de acabamentos que vão agregar valor e enobrecer o seu impresso, além disso os artigos também mostrarão quais as principais funções de cada acabamento.

O primeiro acabamento escolhido para fazer parte dessa série especial de artigos é a faca de corte especial.

A faca especial é um equipamento que a gráfica possui e serve para cortar o material gráfico. Elas são feitas de lâminas de metal fixadas, normalmente, sobre uma base de madeira.

Sua principal função é dar formas especiais aos impressos que são impossíveis de se conseguir utilizando apenas os cortes retos das guilhotinas. São bastante utilizadas na confecção de cartões de visita, timbrados, pastas, adesivos, entre outros materiais gráficos.

Por deixar o seu impresso com um formato diferenciado é preciso ter muito cuidado com o design da sua arte, além disso requer muita atenção na hora de fechar o arquivo e enviar para impressão.

Sabemos que é muito importante que o material saia da gráfica como você imaginou. Por isso, separamos cinco dicas essenciais para você evitar erros mais comuns e que farão a diferença na hora da impressão. Confira!

#Dica 1Evite filete em seu material

Expanda o fundo da arte (cor e/ou textura) além do tamanho da faca, pois somente assim o seu material não ficará com um filete (linha branca) nas extremidades do impresso.

#Dica 2 – Respeite a margem de segurança

Sempre respeite as margens de segurança interna do material (3 mm para dentro da borda da faca). Sendo assim, você evitará cortes indesejados em textos, imagens ou informações relevantes.

#Dica 3 – Espelhe o desenho da faca corretamente

Sempre confira, na hora do fechamento do arquivo, se o desenho da faca está posicionado corretamente. Portanto, não esqueça de espelhar o contorno da faca no verso para verificar se a arte está com a batida de verso correta.

Mas lembre-se que no arquivo final o desenho da faca deverá ser enviada na última página do PDF.

#Dica 4 – Não faça desenhos complexos

Evite desenhos mais complexos com várias curvas acentuadas, pois o equipamento da faca de corte especial é produzido de modo manual. Portanto, caso o seu projeto tenha o acabamento de faca evite formas mais complexas.

#Dica 5 – Não aceitamos facas vazadas

Não envie formatos de faca com formas vazadas, este tipo de faca pode causar dano ao material. Sendo assim, o desenho da faca deve ser simplificado para melhor confecção e resultado final do produto.

E aí ficou com alguma dúvida sobre esse acabamento? Qual outro tipo de acabamento que você gostaria de ver aqui no blog? Deixe o seu comentário aqui para gente! 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *