9-dicas-infaliveis-para-combater-o-bloqueio-criativo
bloqueio criativo

9 dicas infalíveis para combater o bloqueio criativo

Perdeu a criatividade? Fique de boa com essas 9 dicas infalíveis para enfrentar o bloqueio criativo.

No dia 17 de Novembro, é comemorado o dia da criatividade. Há quem diga que ser criativo é um dom. Por outro lado tem aqueles que acreditam que todos somos criativos, o que basta é desenvolver esse lado existente em nosso cérebro.

A verdade é, seja no dom ou na prática, trabalhar com criatividade é uma tarefa complicada.

E de uma coisa temos certeza, profissionais que trabalham por meio da criatividade, como designers, vendedores e publicitários sofrem do mesmo problema, o bloqueio criativo.

Não deixe de ler o nosso último artigo sobre o passo a passo da prova virtual.

Mas como eu vou saber que estou sofrendo de bloqueio criativo?

Podemos definir como bloqueio criativo, uma dificuldade de ter novas ideias, inspirações para executar aquele trabalho que alguns segundos atrás estava fluindo muito bem. Mas relaxa, qualquer pessoa pode tê-lo.

A verdade é, seja no dom ou na prática, trabalhar com criatividade é uma tarefa complicada.

Para aqueles que trabalham com criação em geral, em algum momento da sua produção tem aquele momento em que a ansiedade toma conta e vem acompanhada do estresse e do desespero.

E se as queridinhas metas fazem parte da sua rotina, meu amigo… A situação piorou. Seu cliente quase sempre não vai entender que você precisa de um “tempinho a mais” de produtividade e vai te cobrar arduamente por isso.

Tá mas o que eu faço? Deixo o desespero tomar conta? Chamo minha mãe? Desisto do job?

Bom, você até pode usar todas as alternativas acima, mas quer saber, a Zap está no mesmo barco que você, e por sabermos como é, já estamos acostumados a não entrar em desespero, sabe por que?

Temos 9 dicas infalíveis de como combater o bloqueio criativo. Quer saber quais? Vem com a gente.

#Escute um música ou Podcast

PLAYLIST

No momento em que o bloqueio criativo toma conta de nós, aquela música da sua banda favorita que alguns minutos atrás você cantava enquanto produzia, acaba de se tornando uma verdadeira encheção de saco na sua cabeça.

Quando estamos em um momento em que a criatividade não vem de forma alguma, uma coisa que pode ajudar é escolher uma sequência de músicas relaxantes para que os ânimos se acalmem.

Pode até ser, mas eu não gosto de músicas relaxantes, e aí? Bom, se você estava escutando músicas cantadas, e não curte muito as instrumentais e mais calmas, você pode desligar o som e aproveitar o silêncio por uns minutos. Que tal?

#Saia uns minutos do ambiente de trabalho 

MUDE O LOCAL

Aquela escrivaninha onde você trabalha pode até ser boa, mas cá pra nós, é meio cansativo ficar olhando para os mesmos lugares o tempo todo.

Seja aquele quadro que você tem pendurado na parede, o porta canetas que está meio bagunçado ou qualquer outra coisa que faz parte da sua visão enquanto você trabalha.
A questão é, tem hora que até esses detalhes podem atrapalhar e muito, a sua criatividade.

Que tal sentar em outro lugar? Você pode ir para a varanda, para o seu quarto, para a sala, ou apenas virar a sua cadeira e sentar em um outro ângulo qualquer.

Sem criatividade não há novidade, e pode ter certeza que com novas peculiaridades para se olhar, a inspiração pode surgir a qualquer momento.

Uma outra opção são os chamados Coworkings, eles basicamente são espaços alugados e compartilhados com outras pessoas que têm o mesmo intuito, vivenciar novas experiências para trabalhar melhor, e de quebra você ainda consegue fazer um networking de qualidade. Vale a pena tentar.

Tá preparado para a Black Friday? Conheça 5 dicas de produtos para aumentar suas vendas

#Confie no seu processo 

VOCÊ É MAIS DO QUE PENSA

Já ouviu falar em autossabotagem? Se não, vamos lá. Basicamente a autossabotagem é quando criamos empecilhos e dificuldades que na verdade não existem, de forma inconsciente e que fazem com que ter um objetivo ou concluir uma tarefa se torne algo quase impossível.

Mas, estamos aqui para dar dicas de como fazer com que isso não piore o nosso processo de criatividade não é mesmo?

Uma solução? Deixe fluir. Não pense, produza. Não fique se perguntando a todo momento se aquilo está bom, se não está, se está faltando algo ou qualquer coisa do tipo. Comece a fazer e quando você achar que está ruim, não pare, continue.

Após terminado, faça uma análise de tudo o que você produziu, e aí sim comece a selecionar o que você considera bom ou ruim.

Com isso, você consegue barrar qualquer início de ter um bloqueio criativo. O negócio é não pensar demais e deixar as coisas fluírem naturalmente.

#Se necessário, mude de ambiente 

se distraia

De uma coisa podemos te dar certeza. Forçar a barra não é uma boa opção. Quando atingimos o bloqueio criativo, existem pessoas que simplesmente insistem até a inspiração aparecer.

Mas infelizmente se forçar a produzir é quase impossível, e pode até ser que saia algo, mas na verdade o que você produziu pode não ser tão bom quanto você pensa.

Uma opção bem saudável e que com certeza vai clarear e descansar a sua mente é dar uma volta. Isso mesmo, saia de casa, dê uma volta no quarteirão ou compre um sorvete. O importante é distrair.

Até faria isso, mas eu não tenho tempo. Reflita nisso, você vai gastar mais tempo pesquisando mil coisas e se forçando a produzir algo ou dando uma voltinha no quarteirão e voltar com a mente fresca pronto para continuar?

Acho que você sabe qual a resposta né. 😀

A gente te dá 9 motivos para você escolher a gráfica da gráfica, quer saber mais?

#Sabia que o café pode ser um aliado para acabar com o bloqueio criativo? 

café

Uma das bebidas mais amadas do nosso país é também uma grande aliada para aflorar a sua criatividade. Sim! Estamos falando do nosso queridíssimo café.

Se um dia você passar por um bloqueio criativo, acalme -se que existe uma luz no fim do túnel (ou melhor, um café).

Na verdade, podemos dizer que bebidas com cafeína em geral, são as grandes responsáveis na sua maioria por estimularem a criatividade. Então se você não gosta tanto assim do cafezinho, o que mais tem são opções para substituir a bebida.

O café, além de muito saboroso, aumenta a concentração, favorece a memória e melhora o humor. Além de claro, ajudar no estímulo da criatividade.

Se a inspiração não vier, tome um café.

#Desconecte-se para se conectar com sua criatividade 

fique longe do celular

Quando você acorda, qual a sua primeira ação? Podemos garantir que é pegar o celular. E não é só você, hoje em dia as pessoas estão cada vez mais adeptas do mundo digital, e não é por menos.

Somos bombardeados de informações o tempo inteiro, e isso traz para o nosso cérebro uma sobrecarga muito grande, fazendo com que a nossa produção não renda tanto quanto queríamos.

Beleza, mas aí você tem um bloqueio criativo e o que você faz? Abre o Facebook, Netflix, mexe no Instagram e conversa no WhatsApp.

Até certo ponto você está buscando um meio de se distrair do que estava fazendo, mas já parou pra pensar o tanto que o seu cérebro está recebendo de informação? Pois é.

Buscar referências na internet para aguçar a criatividade é bom, mas às vezes o melhor a se fazer é esquecer que o seu celular existe e desligar o computador. Ah, isso vale também para a TV.

Em qualquer processo que requer grande concentração, o nosso cérebro precisa de um tempo de descanso para conseguir filtrar as informações e assim conseguir colocar em ordem as etapas da sua produção.

#O bloqueio criativo pode ter a ver com organização!

mesa bagunçada

Algumas tarefas que são consideradas extremamente chatas e tediosas, podem ser a sua salvação para conseguir escapar de um bloqueio criativo.

A mesa do seu trabalho anda meio desorganizada? Tire um tempinho para colocar tudo em ordem, caso trabalhe em casa, que tal arrumar o guarda roupas ou dobrar as meias?

Sim, são tarefas que ninguém quer, mas que no fim das contas podem dar um bom descanso para o seu cérebro.

Fazer atividades que não ocupam tanto o cérebro, possuem a capacidade de relaxar o cérebro e o momento da grande inspiração pode aparecer quando você menos esperar, e pode ter certeza que a criatividade tomará conta em diante.

#Pesquise em outros meios sem ser no digital 

procure fontes de inspiração

Existem assuntos que todos nós colocamos no check sobre coisas que queremos pesquisar, o bloqueio criativo surgiu? Que tal colocar tudo em dia?

Mas calma lá que na #Dica 6 falamos para você dar um tempinho no meio digital.

Então, que tal pegar uma revista ou um livro com assuntos que você sempre quis se aprofundar mais?

Afinal, antes da internet, as pessoas costumavam utilizar desses meios para obter mais informação. Com o descanso dos aparelhos digitais e a busca por informação em meio alternativo, a sua criatividade com certeza tomará um novo rumo.

#Converse com amigos e familiares para acabar com o bloqueio criativo

peça opiniões

Esse ditado é a mais pura verdade, por que deixar o individualismo tomar conta de você, quando se pode compartilhar e ouvir outras opiniões?

Trabalhar em equipe é importantíssimo em qualquer área de atuação, e para aqueles que trabalham com a criatividade isso se torna primordial.

Ouvir outras opiniões é bom até um certo limite, e fazer isso para fugir de um bloqueio criativo é uma excelente opção.

No seu ambiente de trabalho, existem várias pessoas com pensamentos diferentes e interpretações diferentes, e por que não usar isso ao seu favor?

Sua criatividade pode aparecer a partir de uma simples opinião dada por um colega, seja de trabalho ou não. Por isso, peça sim opiniões, não custa nada, e além disso a troca de experiências e informações nunca será demais e ainda trará benefícios para ambas as partes.

Você conhece bem o seu cliente? Veja 4 dicas de como conquistar seu público

Gostou das nossas dicas? Diz pra gente aqui nos comentários o que você faz para lidar com o bloqueio criativo?

cadastre-se na zap

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *